O movimento descendente da água no interior do solo, de cima para baixo, é chamado de percolação. A partir daí, essa água muda sua nomenclatura e recebe o nome de subterrânea. O solo é um sistema complexo constituído de materiais sólidos, líquidos e gasosos.
Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo. Percolação é o avanço descendente da água na zona não saturada – movimento da água no solo.
Neste sábado (25/7), a Defesa Civil Estadual emitiu alerta em razão da detecção de percolação (espécie ele infiltração causada pela lenta circulação de água através dos poros no solo ou rocha permeável) no corpo da barragem Passo do Meio, entre São Francisco de Paula e Bom Jesus.
Ação de fazer com que um líquido seja purificado por um filtro. Passagem de um líquido por uma substância porosa para remoção de suas partes solúveis.
Percolação (do Lat. percōlāre, filtrar) em farmacognosia e ciência dos materiais, se refere a extração de componentes solúveis passando solventes por materiais porosos. Na geologia se refere a passagem de água pelo solo e rochas permeáveis fluindo para reservatórios subterrâneos (aquíferos).
E a percolação, é um método pelo qual a extração é feita pelo arrastamento do princípio ativo pela passagem contínua do líquido extrator, levando ao esgotamento da planta através do gotejamento lento do material.
Nesse procedimento, o material botânico deve ser dividido em pequenos fragmentos deve ser deixado em contato com o solvente por um determinado tempo. Na percolação, ao contrário da maceração, o solvente percola a camada de planta pulverizada.
Turbolização: A redução drástica do tamanho das partículas e o conseqüente rompimento das células favorecem a rápida dissolução das substâncias ativas, resultando em tempos de extração de minutos e quase esgotamento da droga.
Existem dois tipos de extração: a extração líquido-líquido e a extração sólido-líquido. A extração líquido-líquido é uma operação unitária que consiste na distribuição ou partição de um ou mais solutos entre duas fases líquidas nas quais é diferentemente solúvel.
A extração é a separação de dois líquidos ou de dois sólidos, ou de um líquido e um sólido nas suas frações componentes. No caso de alimentos, uma ou ambas as frações tem valor alimentício. ... O processo de extração pode ser realizado por prensagem, por solventes ou fluidos nas condições supercríticas.
Extração líquido-líquido (ELL), também conhecida como extração por solvente ou partição, é um método para separar um componente ou componentes específicos de uma mistura heterogênea de líquidos baseado em suas diferentes solubilidades em dois líquidos diferentes imiscíveis, normalmente água e um solvente orgânico.
A extração a frio é o processo de extração por solvente orgânico com ou sem agitação. Apresenta menor risco de reações químicas, na formação de artefatos, decorrentes da ação combinada entre solvente e óleo e as temperaturas elevadas utilizadas pelo sistema com soxhlet.
Métodos extrativos Extração a quente em sistema aberto- Decocção Consiste em manter o material vegetal em contato, durante certo tempo, com um solvente (normalmente água) em ebulição Métodos extrativos Extração a quente em sistema fechado- arraste a vapor de água Consiste em submeter o material vegetal a extração com ...
Decocção ou refluxo: neste método, o líquido extrator entra em ebulição (fervura) em contato com a planta. Indicado para extração de ativos não termossensíveis e para extração de partes mais rígidas das ervas como caules, raízes e sementes. Por exemplo, extrato de catuaba.
Modo de preparo:
Como fazer
Faça sua essência aromática
Os principais métodos de extração de óleos essenciais das plantas são enfloração ou enfleurage, destilação por arraste de vapor e extração com solventes orgânicos.
Lavanda, uma planta com um aroma requintado
O banho de lavanda serve para diminuir o estresse de maneira efetiva. Para muitas pessoas este banho é um santo remédio. ... Uma coisa importante é que você deve sempre ter em mente que o banho é um calmante natural, mas para que ele funcione, você precisa acreditar que funcionará.
Lavanda ou Alfazema… representam o mesmo género, embora apresentem ligeiras diferenças. A alfazema difere da lavanda por apresentar folhas mais largas e floração tardia, mais para o fim do verão e com odor mais canforado, e é por este motivo mais utilizada em perfumaria.