Será que você se deu bem nessas questões de Física, Química e Biologia? Neste domingo (10), estudantes de todo o país fizeram a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Foram 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
A seguir listaremos os 5 temas mais recorrentes em provas de Biologia do Enem.
8 assuntos de Biologia que você precisa saber para se dar bem no Enem
A Botânica no Enem foi por muito tempo esquecida, entretanto, nos últimos anos, houve um aumento do número de questões desse ramo da Biologia. A Botânica é a parte da Biologia que estuda os vegetais, sua morfologia, anatomia, fisiologia, ecologia e evolução.
Assuntos sobre fisiologia humana que caem no Enem
Como todos nós sabemos, o Reino Plantae é o reino que inclui todos os tipos de vegetais. É nesse grupo de seres vivos que encontramos organismos que nos fornecem oxigênio e constituem a base da cadeia alimentar.
No reino vegetal as plantas são divididas em plantas avasculares e plantas vasculares. As plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva, e as plantas vasculares são plantas que possuem vasos condutores de seiva.
Xilema e Floema
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. ... As pteridófitas, diferentemente das briófitas, são plantas que possuem vasos condutores de seiva, bem como folhas, caule e raiz.
Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. Por último temos o sistema vascular do vegetal que garante a condução de substâncias pelo corpo da planta. Dois tipos de tecido fazem parte dele: o xilema e o floema.
Nas plantas vasculares existem sistemas de transporte especializados na condução e distribuição das substâncias. A água, os sais minerais e os líquidos nutritivos são transportados em vasos condutores denominados xilema e floema. A sua principal função é a condução de água e sais minerais. ...
As plantas vasculares consistem nos vegetais que apresentam tecidos especializados, que recebem o nome de floema e xilema. Esses tecidos são os responsáveis pela realização do transporte de água e de seiva pela estrutura vegetal. ... As plantas vasculares também são chamadas de plantas superiores.
Como já salientado, o floema é um tecido complexo, sendo constituído por elementos crivados, células parenquimáticas, fibras e esclereides. Os elementos crivados são as células especializadas na condução de substâncias e podem ser de dois tipos: células crivadas e elementos do tubo crivado.
O xilema ou lenho, conduz a seiva bruta (água e minerais), além de substâncias de reserva. Ele é o principal responsável pela condução de água nas plantas vasculares. ... No entanto, nas traqueídes a passagem da água através da membrana evita que bolhas circulem pela planta. Sendo assim, é mais segura para a planta.
A condução de substâncias ocorre por meio de dois tipos de tecido: o floema e o xilema. Tanto o xilema quanto o floema são contínuos pelos órgãos vegetais, formando um verdadeiro sistema de condução.