Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. " A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
A medida da resistência ôhmica pode ser obtida através de um método direto com um equipamento como uma ponte de resistências ou um ohmímetro ou através de um método indireto com a aplicação de tensão contínua.
Você precisa colocar seu multímetro em escala de tensão alternada, depois deverá escolher uma tomada de sua residência e inserir uma ponteira no orifício Fase e outro no terra, independentemente da cor, pois o valor a ser mostrado não sofrerá alteração na sua medição de aterramento, e no seu multímetro deverá aparecer ...
No caso do terrômetro, de uma forma bem simplificada, para medição de resistência de aterramento pelo método de Wenner (NBR 7117), utiliza-se uma configuração de quatro eletrodos igualmente espaçados, cravados no solo a uma mesma profundidade; então é injetada uma intensidade de corrente elétrica, a qual passa pela ...
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
Aterrar o chuveiro diretamente do cabo de neutro do próprio circuito do chuveiro caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC, este sistema de aterramento é proibido para circuitos com cabos menores que 10mm² e também para circuitos de equipamentos portáteis.
O condutor de 1,5 mm², deve suportar uma corrente sem aquecer de 15,5 ampères. O condutor de 2,5 mm², deve suportar uma corrente sem aquecer de 21,0 ampères. O condutor de 4.
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
Solte o grampo da haste de aterramento. Insira só o fio condutor. Coloque o grampo novamente e fixe-o. Para conectar a barra de terra ao quadro elétrico do sistema, fure um buraco acima da barra.
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
O aterramento elétrico, significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja zero.
Esquema TN-S: O condutor neutro e o condutor de proteção são distintos, sendo o neutro aterrado logo na entrada e levado até a carga, em paralelo um outro condutor PE é utilizado como terra e é conectado à carcaça dos equipamentos. Esquema de aterramento TN-S.
Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
O principal objetivo do aterramento é proteger as pessoas e o patrimônio de falhas (curto-circuitos) na instalação. ... O segundo objetivo de um sistema de aterramento é oferecer um caminho seguro, controlado e de baixa impedância em direção à terra para as correntes induzidas por descargas atmosféricas (raios).
Conforme a norma NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão, as instalações elétricas devem obedecer um dos 3 esquemas básicos (e suas derivações) citados acima, que são os tipos de aterramento TT, TN e IT. S – proteção e neutro (PE) por condutores devidamente separados.