Fraquezas – Desvantagens do contexto interno da empresa ou unidade analisada. Oportunidades – Aspectos favoráveis do contexto externo onde a empresa ou unidade analisada está inserida. Ameaças – Aspectos desfavoráveis do contexto externo onde a empresa ou unidade analisada está inserida.
As Fraquezas da análise SWOT são elementos internos da empresa que atrapalham o objetivo estratégico analisado. De modo complementar às forças, são aquelas características dentro do controle da organização, que não ajudam na realização da missão.
As fraquezas de um negócio correspondem às suas desvantagens perante o mercado. Por isso, se você desconhece os produtos ou serviços que oferece, seu público-alvo e mercado de atuação, é provável que não saiba como lidar com a concorrência.
No entanto, não escolha cegamente uma fraqueza dessa lista, pois ela realmente deve ter uma relação contigo e ser algo que você consiga superar.
A empresa só pode atuar sobre o que tem controle. Essa é a premissa básica da análise SWOT, ou seja, entender as forças e fraquezas de seu ambiente interno para poder enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades do ambiente externo.
Significado de Fraqueza Fragilidade; que não é forte; que é fraco. Que está abatido; que apresenta desânimo. Vulnerabilidade; que não é capaz de se defender; que é vulnerável. Defeito ou vício: o álcool é sua fraqueza.
Existem características psicológicas que causam mais problemas do que resolvem. Essas características podem ser consideradas as principais fraquezas pessoais, ou seja, pontos desprotegidos da nossa personalidade que se tornam espaços pelos quais os contratempos são estabelecidos.
As principais fraquezas do ser humano
Siga as dicas abaixo para responder corretamente sobre seus pontos fracos:
Ao falar dos defeitos, procure explicar o que tem feito para melhorar. Em vez de “sou muito ansioso”, é preferível contar ao entrevistador como você controla a ansiedade, por exemplo: “comecei a praticar corrida/ entrei na academia e isso me ajudou a canalizar a energia, me deixando mais tranquilo no trabalho”.
Como se comportar em uma entrevista de emprego
Durante um teste psicológico, o candidato deve se sentir confortável. ... “Por exemplo, numa entrevista, é importante compreender o que uma pessoa aprendeu durante sua carreira e transformou em algo bom, como nos relacionamentos com colegas de trabalho e com a liderança", avalia o psicólogo.
- Como você lida com a pressão? Fuja das respostas clichês. Diga que você está sempre pronto para lidar com dificuldades e que os momentos de pressão são uma oportunidade de se tornar um profissional melhor e contribuir mais positivamente para a empresa.
5 dicas para lidar com a pressão no trabalho
Por isso, saber trabalhar sob ela é fundamental para uma carreira de sucesso. Duas dicas são primordiais àqueles que trabalham sobre a pressão: seja organizado e mantenha a calma. Mas não confunda calma com morosidade ou lentidão. Calma é ter serenidade de ânimo, ou seja, não se desesperar.