1. Dia em que se completa um ou mais anos sobre a data de um acontecimento ou do nascimento de alguém (ex.: aniversário natalício; aniversário de casamento). 2. Comemoração desse dia (ex.: dia de aniversário; festa de aniversário).
Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
O bolo redondo, coberto de velas acesas, simbolizava a lua cheia. ... Essa comemoração começava ao raiar do dia, quando as velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Havia sempre uma vela a mais do que a idade da criança, significando a luz da vida.
Acenda mais duas velas, para reforçar o pedido. Chama que se apaga várias vezes sem motivo => Esta é uma mensagem bem clara; o ritual deve ser interrompido nesse momento e repetido mais tarde. ... Quando se acende mais de uma vela e uma das chamas está mais brilhante do que as outras => indica boa sorte.
As chamas deviam estar acesas durante todo o dia e eram substituídas depois de consumidas pelo fogo. Ao final do dia pagavam-se num só sopro. Acreditava-se que a fumaça que saía quando as velas eram sopradas passava a Deus o desejo que todo mundo tem o direito de fazer pedidos no seu aniversário.
Há quem prefira apagar a vela com a mão, mas isto é só uma questão de ponto de vista, pois apagar a vela soprando, o espírito é o sopro que pode curar, purificar, ou pedir estas benesses, isto é, a purificação e a cura. ... Deus criou os espíritos com "Seu Sopro"...
Conforme historiadores, o ato de assoprar velas de aniversário data de muitos séculos atrás e teve seus primeiros registros na Grécia antiga. Na época, o ritual era feito em homenagem a Ártemis, a deusa da caça, que era reverenciada todos os meses no sexto dia.