O que é autoconhecimento e autoestima? ... O verdadeiro autoconhecimento é aquele que permite à pessoa ser honesta consigo mesma e, assim, controlar melhor suas emoções e ações. Já autoestima é a qualidade daquela pessoa que, além de conhecer a si própria, se aceita do jeito que é.
O autoconhecimento é a base da autoconfiança, autoestima e liderança. ... A autoconfiança está associada a conhecimentos, habilidades ou capacidades inatas ou adquiridas. É a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar algo.
O autoconhecimento emocional é a forma de desenvolver e fortalecer a sua autoestima por meio da identificação das suas competências, pontos de melhoria, medos e limitações e controle de emoções de acordo com cada cenário.
Conhecer-se melhor ajuda a controlar as emoções, tanto negativas quanto positivas. Esse controle emocional ajuda a evitar baixa autoestima, ansiedade, frustração e instabilidade emocional, dentre outros sentimentos negativos.
“No ambiente de trabalho, esse autoconhecimento te permite perceber que ninguém é melhor do que ninguém, que cada pessoa tem seu estilo e sua forma de colaborar”. Entender a sua equipe, inclusive, ajuda os gestores a alocar os profissionais para as funções em que eles terão o melhor desempenho.
O autoconhecimento permite que entendamos nossos sentimentos e anseios e percebamos como eles interferem em nossa vida. ... Conhecendo seus próprios sentimentos, o profissional se torna capaz de identificar seus verdadeiros valores e traçar uma carreira adequada ao seu perfil.
O autoconhecimento aumenta a coragem para arriscar Quando você sabe quais são seus pontos fortes, a elaboração da estratégia de crescimento fica mais fácil, segura e executável. Ou seja: você começará seu negócio com ótimas chances de vencer a concorrência em um futuro não muito distante.
O professor não deve ser educador de seus alunos, pois a verdadeira função do professor é instruir. A missão de educar cabe à família. Assim, e por isso, cruzamos na vida com pessoas instruídas e mal-educadas; e conhecemos analfabetos com esmerada educação.
Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças. A educação infantil é essencial para a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos.
“Ser professor é transformar o país, ajudar na transformação das pessoas e um trabalho muito importante, um trabalho social. Para mim é uma missão.” “Não há soberania entre professor e aluno. Ser professor é ter o privilégio de poder trocar conhecimento com o seu próximo.”
A missão da escola, nos tempos atuais e de acordo com a legislação em vigor, é promover o pleno desenvolvimento do aluno, preparando-o para a cidadania e qualificando-o para o trabalho.
A missão é uma declaração sobre o que a escola é, sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta. A missão define o que é a escola hoje, seu propósito e como pretende atuar no dia-a-dia. Enquanto a visão de futuro sinaliza o que a escola pretende ser, a missão aponta para o que ela é.