As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.
Resposta. O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios. ... As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol.
A relação entre o movimento de translação, as estações climáticas e zonas térmicas é que a posição do eixo da terra em relação à incidência de raios solares determina as zonas térmicas e as estações durante o ano.
Resposta. Resposta: O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios.
Uma translação completa ao redor do Sol leva 1 ano sideral ou dias solares a uma velocidade orbital média de 29,78 km/s. Durante o periélio, a Terra fica a cerca de 147 milhões de quilômetros, e durante o afélio, a cerca de 152,1 milhões de quilômetros do Sol.
Resposta. Sim, segundo a segunda Lei de Kepler: a linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. Isso afirma que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância que estão em relação ao Sol. Periélio: ponto mais próximo, velocidade aumenta.
A velocidade de um planeta é maior no periélio. II. Os planetas movem-se em órbitas circulares, estando o Sol no centro da órbita.