As guerras árabe-israelenses foram os conflitos travados entre Israel e as nações árabes ao longo do século XX. Esses conflitos iniciaram-se a partir da criação do Estado de Israel em 1948 e foram motivados pelo controle da Palestina. Ao todo, foram disputados quatro conflitos entre israelenses e as nações árabes.
O conflito mais recente entre os dois povos se intensificou a partir da Primeira Guerra Mundial. ... O conflito entre árabes e judeus, apesar de atuais, têm origem milenar e carregam uma longa história de desavenças religiosas e de disputa de terras.
(Cesgranrio) Quanto aos conflitos entre árabes e israelenses, podemos dizer que: I - se aceleram com a partilha da Palestina realizada pela ONU em 1947, que deu origem ao Estado de Israel e de que decorreu a guerra de 1948/49, que terminou com um acordo de cessar fogo em que ficava estabelecida a divisão de Jerusalém e ...
A criação de Israel se baseou numa resolução aprovada um ano antes na Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a divisão do então território da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu. ... Cerca de 750 mil árabes que viviam na região foram obrigados a fugir por causa do conflito.
Causas do Conflito entre Israel e Palestina Este defendia que o lar para os judeus deveria ser em "Sião" ou a terra de Israel, a Palestina e, finalmente, os judeus teriam um lar como os outros povos.
sionismo
14 de maio de 1948
A criação do Estado de Israel ocorreu em maio de 1948 através de um plano proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). ... Dessa forma, diversos conflitos ocorreram em consequência da criação do Estado de Israel, como a Guerra dos Seis Dias, a Guerra do Yom Kippur e as crises do petróleo.
Um fato que contribuiu para estimular a ideia da formação de um Estado judaico na Palestina foi o chamado Caso Dreyfus, uma conspiração de oficiais do Exército Francês contra Alfred Dreyfus, que também era oficial dessa mesma instituição.
O Estado de Israel surgiu por vários motivos, entre eles: a reunião dos judeus perseguidos, a inserção de um estado ocidentalizado no interior do oriente médio, o "pagamento" de uma dívida com os judeus, abandonados durante os primeiros anos de repressão nazista e etc.
A condições históricas e políticas foram o Holocausto durante a 2ª G.M. (a ONU queria compensar a perseguição e o extermínio planejado pelos nazistas aos judeus, criando um país para os judeus) e a Guerra Fria (os EUA e a Europa capitalista queria um país que levasse a cultura ocidental para o Oriente Médio).
A partir da guerra árabe, por volta de 1948, o Estado de Israel se formou a partir da independência dos estados vizinhos, ou seja, essa ação teve uma intervenção negada pelos membros desses estados ao Plano da ONU que promovia a partição da palestina, interferindo em situações religiosas extremistas daquela população.
Os conflitos que hoje assolam o Oriente Médio têm diferentes motivos. O principal deles diz respeito ao território: israelenses e palestinos lutam para assegurar terras sobre as quais, segundo eles, têm direito milenar.
Após Hitler ter matado vários judeus o mundo viu que eles precisavam de um pais só para eles. Foi assim que o Estado de Israel foi criado.
O compromisso com a segurança e o bem-estar de Israel têm sido um elemento essencial da política dos Estados Unidos no Oriente Médio desde a criação do Estado de Israel, em 1948, quando os Estados Unidos desempenharam um papel fundamental de apoio ao seu principal aliado na região.
O estado de Israel foi fundado no Oriente médio porque as raízes do povo judeu são daquela região, onde desde a antiguidade estabeleceram o reino de Israel e realizaram suas tradições culturais.
Holocausto foi o genocídio de judeus cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e resultou na morte de seis milhões de pessoas, aproximadamente. ... De toda forma, o grupo mais foi vitimado no Holocausto foi o dos judeus.
O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. ... Dado o início da Segunda Guerra, o governo nazista criou campos de concentração onde os judeus e ciganos eram forçados a viver e trabalhar.
Holocausto foi uma ação sistemática de extermínio dos judeus, em todas as regiões da Europa dominadas pelos alemães, nos campos de concentração, empreendida pelo regime nazista de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).