Para cortar um tecido, verifique a localização das ourelas. Dobre ourela com ourela se o molde for tomar toda a largura do tecido. Se a peça a ser cortada não utilizar muito tecido, dobre apenas o suficiente, mas deixe a ourela exatamente paralela à dobra do tecido.
Corte um retângulo de tecido, passe a ferro as pontas e depois dobre ao meio, passando também. Agora, passe as pontas para dentro. Em seguida, dobre ao meio novamente, prenda e costure ao redor. Logo após, para finalizar a sua peça, dobre a tira ao meio, posicione uma ponta de cada lado da cortina e costure.
Para fazer o teste, puxe o tecido no sentido de um dos fios (não vale puxar no viés). Em seguida, puxe no sentido do fio perpendicular a esse. O que ceder menos é o urdume. Se o seu tecido têm elastano, o elastano deve estar no sentido da trama.
O tecido plano é constituído por um entrelaçamento dos fios de trama mais os fios de urdume. ... Pode-se citar como exemplos de tecidos planos: tela, cetim, sarja, tricoline, popeline, gabardine, oxford, etc. Malha. A malha é constituída por fios têxteis, tramados na mesma direção, que é a horizontal.
São tecidos em geral muito porosos e cujos fios de urdimento se entrelaçam com as tramas, e também com outros fios de urdimento. São tecidos simples ou compostos, que apresentam grandes desenhos obtidos pela diferença de ligamentos usados e/ou pelo uso de fios coloridos.
As que são feitas de algodão podem render ótimas camisetas pro dia a dia e as “furadinhas” como o tule e a renda de malha vão te dar ideias pra vestidos e blusas pra ocasiões um pouco mais especiais. Os tecidos de malha twill são mais elegantes. Eles aliam o conforto da malha à elegância da alfaiataria feminina.
Algodão
Opte por cetim sem elastano em caso de vestidos mais soltinhos no corpo e cetim com elastano para vestidos justos. Seda, crepe e tafetá ,brocado, renda, paetê são opções para roupas mais sofisticadas. Decida em que estação vai usar a roupa. Isso é importante, para poder escolher tecidos mais quentes ou mais frescos.
crepe alfaiataria
Tecidos ideais para um sono perfeito
TRICOLINE. É um tecido 100% algodão, fresco e de fácil uso. A maioria dos Pijamas cirúrgicos são confeccionados nesse tecido e possui ainda diversas cores e estampas.
Escolha um pijama no tamanho certo e com bom caimento ao seu corpo. Evite os muito justos ao corpo, porque são desconfortáveis, podem dificultar os seus movimentos durante a noite e, nos dias mais quentes, tendem a aumentar a sensação de calor. Prefira os modelos mais soltinhos, porque contribuem para o seu bem-estar.
As melhores opções são o tradicional algodão, a malha e, para quem quiser um pijama mais quentinho, a flanela, moletom ou plush.
Quais os Melhores Tecidos Para Casaco de Inverno?
A bengaline é um tipo de sarja que tem muita elasticidade. É um tecido bem fácil de acomodar no corpo então é muito usada na confecção de peças de roupas mais justas ou ajustadas ou corpo. Pode ser a base para calças e shorts e também para saias lápis e fica também é perfeito para a construção de vestidos tubinho.
Os tecidos naturais mais indicados para inverno são veludo, flanela, lã e seda. A lã é condutora de calor, ou seja, um tecido considerado quente, pois não deixa o frio entrar e nem o calor do corpo sair. Quem prefere um tecido mais leve tem como opção a seda.
A lã angorá, obtida da pelagem do coelho de mesmo nome, é uma das fibras animais mais luxuosas e caras. Para extrair a fibra, é só pentear o coelho. Esse tipo de lã é extremamente macia, leve e sedosa. Além disso, é sete vezes mais quente que a lã de ovelha.
Esquentam mais e não deixam a pele transpirar com facilidade, podendo deixar aquele cheiro desagradável de suor embaixo do braço. Como o poliéster tem brilho (do plástico), dá um aspecto menos elegante à peça, mais “pobre”. Dá muita bolinha nas lavagens.
A malha fria, ou PV, é composta por uma mistura de poliéster e viscose, cuja proporção pode variar entre cada fabricante. Diferentemente no algodão, a malha fria não tem outras variantes com relação ao fio, pois geralmente é feita com o fio 30.