O ácido acetilsalicílico possui massa molar de 180 g/mol, composição igual 60% de carbono, 35,55% de oxigênio e 4,45% de hidrogênio.
C₇H₆O₃
O ácido salicílico tem origem natural, derivado da salacina, que é encontrada na casca de salgueiros, e é uma substância anti-inflamatória. Apesar disso, atualmente, costuma ser produzido sinteticamente em grande escala.
Um exemplo é a Aspirina (referência), ácido acetilsalicílico (genérico) e o Melhoral (similar).
Olá. Uma opção de medicamento para alérgicos ao AAS seria o clopidogrel. Entretanto, a substituição só deve ser realizada após a consulta com um Cardiologista.
ÁCIDO ACETILSALICÍLICO – ASSOCIAÇÕES (VER ORIENTAÇÕES DOS FABRICANTES)
Procure a orientação de um médico especialista. – Àcido acetilsalicílico (AAS) e os antiinflamatórios não-hormonais (AINH) podem causar alergia? AAS e os AINH podem precipitar urticária, angioedema, e agravar a asma e a rinite alérgica, principalmente quando há pólipos nasais.
Mostrar especialistas Como funciona? Quem tem reação à AAS não deve usar os anti-inflamatórios inibidores de COX 1, como o caso da dipirona e diclofenaco, pois podem apresentar reação cruzada com ele. Nesse caso, deve ser utilizado os anti inflamatórios inibidores específicos de COX 2.
Olá. O princípio ativo da Nimesulida é diferente do AAS e da Dipirona. Ser alérgico ao AAS e à dipirona não significa que você seja alérgica à Nimesulida. Converse com seu médico sobre a indicação da Nimesulida e os possíveis efeitos colaterais.
A acetilcisteína é contraindicada para pacientes alérgicos a acetilcisteína e/ou demais componentes de suas formulações. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 2 anos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online Mostrar especialistas Como funciona? Pessoas com hipersensibilidade ao Ácido Acetil Salicílico (AAS) não têm contra indicação de fazer uso de macrolídios(dentre eles a Azitromicina).
Hipertenso pode tomar fluimucil? Sim. Trata-se de uma medicação muito segura, inclusive para pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica. Mesmo assim, consulte seu médico otorrino e cardiologista.
Acetilcisteína é indicado para pacientes com bronquite aguda, bronquite crônica, enfisema pulmonar, pneumonia, colapso/atelectasias pulmonares (fechamento dos brônquios), mucoviscidose (doença hereditária que produz muco espesso, também conhecida por fibrose cística).
Acetilcisteína deve ser administrado somente por via oral. Acetilcisteína comprimido efervescente e granulado devem ser dissolvidos em meio copo d'água à temperatura ambiente e ingerido em seguida. Não se deve guardar a solução obtida. O comprimido efervescente causa pouca efervescência ao ser dissolvido.
Comprimido / Granulado / Xarope De maneira geral a posologia de Acetilcisteína é de 9 a 15 mg/kg/dia. Nas formas agudas, o período de tratamento é de 5 a 10 dias; nas formas crônicas, pode-se dar continuidade ao tratamento por alguns meses, a critério médico.