Resposta. Células somática são qualquer célula do corpo que dê forma a tecidos e a órgãos do corpo, tal como a célula da pele. ... Células com 46 cromossomos, inicialmente todas iguais.
Células somáticas (do grego σωματικός: sōmatikós, significado: corporal) são quaisquer células responsáveis pela formação de tecidos e órgãos em organismos multicelulares.
Células somáticas são as células diploides (2n), ou seja, carrega todo o material genético do indivíduo. Se dividem apenas por mitose. Gametas são as células reprodutoras, haploides (n) que carregam metade do número de cromossomos do indivíduo. Se formadas por meiose.
Células somáticas (células não reprodutivas): 46 pares de cromossomos homólogos. Esses cromossomos presentes aos pares são semelhantes e, assim, essas células podem ser denominadas de diploides e representadas por 2n; Células reprodutivas, germinativas ou gametas (espermatozoides e óvulos): 23 cromossomos.
O centrômero, ou constrição primária, é a região do cromossomo que apresenta um estrangulamento. No centrômero, está presente, além de DNA, um disco de proteína com a função de prender os filamentos cromossômicos às fibras de fuso durante o processo de divisão celular.
É uma pequena e media estrutura do citosqueleto das células eucariotas, envolvida na mitose e na meiose. Durante a meiose leva o nome de fuso meiótico. A sua função é a de separar os cromossomos durante a divisão celular de modo a que sejam incluídos nas células-filha.
A colchicina inibe a formação do fuso mitótico, ou seja, ela inibe a mitose das células. Essa droga é usada no tratamento de processos inflamatórios como a gota e a doença de peyrone, que formam placas fibrosas no tecido.
É uma substância que inibe a polimerização das proteínas do fuso mitótico, parando a divisão celular na metáfase. É usada principalmente para se fazer o cariótipo da célula que se quer estudar, pois na metáfase os cromossomas se encontram no maior grau de condensação, facilitando a observação ao microscópio.
A dose nunca deve ser aumentada sem orientação do médico, mesmo que os sintomas não melhorem. Os pacientes crônicos podem continuar o tratamento com uma dose de manutenção de 2 comprimidos ao dia, a cada 12 horas, por até 3 meses, a critério do médico. A dose máxima alcançada não deve ultrapassar os 7 mg diários.
Drauzio – Essa crise de dor articular costuma durar quanto tempo? Cristiano Zerbini – O quadro de gota é autolimitado. Sem tratamento, a dor pode durar de quatro, cinco dias a duas semanas, mas desaparece por si. No entanto, é sempre melhor tomar alguma providência para o paciente não ficar sofrendo por tanto tempo.
A dor, que na maioria das vezes começa na madrugada, é intensa o suficiente para acordar o paciente e dura cerca de 12 a 24 horas, no entanto, após a dor a pessoa pode sentir desconforto na articulação afetada, principalmente ao mover, que pode durar alguns dias a semanas, principalmente no caso da gota não ser ...
A crise aguda de gota pode ser controlada com o uso de colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos com alívio em geral após 2 horas da dose inicial. Essas medicações devem ser usadas sempre sob prescrição médica e com cautela em pacientes com insuficiência renal, hipertensão, ulceração péptica ou gastrite.
Um ótimo remédio caseiro para gota é o chá de cavalinha pois ela possui propriedades antiartrítica e anti-inflamatória e além disso ela fortalece os tecidos conjuntivos como ligamentos, tendões e cartilagens, tornando-se indicada para gota e outros tipos de reumatismos.