Benefícios da atividade aeróbica Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a doenças virais, como gripes e resfriados. Reduz o risco de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2, derrame, etc.
Faça o aeróbico antes da musculação. Por que? “Se o seu objetivo é perder gordura, comece pelos exercícios cardiorrespiratórios. ... Mas se depois da atividade aeróbica for levantar peso, entenda que terá menos força e a musculação deverá ser mais leve (cargas mais leves ou menos repetições) a fim de evitar lesões.
Para quem tem o objetivo de melhorar a performance na corrida, o ideal é que o treino aeróbico seja realizado antes da musculação. O desempenho de um exercícios não trará prejuízo para o desempenho do outro.
"Assim, o ideal é ingerir proteína depois do treino, junto com o carboidrato. Se a pessoa treina de manhã, pode tomar o suco de frutas antes e, depois da prática, fazer o café da manhã habitual, com uma vitamina de leite com aveia e fruta, ou pão integral com queijo ou ovos", exemplifica.
Alimentos como peito de frango, peixe, leite desnatado, iogurte natural desnatado e ovos são excelentes opções de proteína e podem compor o seu cardápio voltado para o que comer pós treino. Já os carboidratos podem ser pães, arroz ou macarrão, todos na opção integral.
O que comer antes de treinar
Para preparar um shake caseiro proteico basta bater no liquidificador 3 colheres de sopa cheias desta mistura com 1 banana e 1 copo de leite integral. Deve-se tomar o shake logo após o seu preparo, após terminar os exercícios.
Se sua janela de tempo para uma refeição é de uma hora ou menos antes do treino, consuma alimentos que sejam fontes de carboidratos e proteínas de fácil digestão. A janela ideal de tempo para uma boa refeição pré-treino é entre uma hora e meia a duas antes do treino.
Por não ter fibras, o alimento é uma fonte de energia ideal para o corpo antes dos exercícios físicos. A tapioca é um alimento fácil e rápido de ser feito, além de ser muito saboroso e combinar com diversos recheios.
“A tapioca entra como rápida fonte de energia se o consumo for realizado próximo ao horário do treino”, diz. Maressa comenta que no pós-treino, é interessante ter “fontes de proteína, pois ajudam na recuperação do glicogênio muscular e na síntese proteica.
A tapioca é excelente para atletas e adeptos da boa saúde física, pois fornece a alto ganho de energia e massa muscular. A nova mania das academias é a dieta com tapioca. ... Além disso, o consumo de tapioca pode auxiliar no ganho de massa muscular para quem faz exercícios pesados e frequentes.
- É recomendado que você faça essa refeição em torno de uma hora ou uma hora e meia antes da atividade física, para quando você for fazer os exercícios já ter a energia necessária já disponível.
A crepioca de cottage é super prática de fazer, leva poucos ingredientes e demora apenas dez minutos para ficar pronta. Vale lembrar que após o treino o ideal é consumir alimentos ricos em proteínas, pois esse nutriente auxilia na reparação das fibras musculares e no aumento de massa magra.
Banana. A banana é uma ótima opção de fornecimento rápido de energia. Ideal para ser consumido antes do treino, quando não há um período grande entre a refeição e a realização da atividade física. Além da grande quantidade de carboidratos de fácil digestão, a fruta ainda é rica em potássio e vitaminas B2 e B6.
A crepioca, também conhecida como pão de queijo de frigideira, é uma opção prática e nutritiva que pode ser consumida do café da manhã ao jantar. A base da receita é a mesma: goma de tapioca, ovo e um queijo cremoso.
Apesar de nutritiva, a crepioca não deve ser consumida em grandes quantidades. Uma vez por dia é o ideal. Além disso, diabéticos devem evitar o consumo da farinha.
A crepioca não engorda e é considerada até mais emagrecedora do que a tapioca, já que promove mais saciedade e ainda pode turbinar o ganho de massa magra, uma vez que possui mais proteínas do que a goma de mandioca preparada da forma tradicional.
A crepioca é uma preparação fácil de rápida de se fazer, e com a vantagem de poder ser usada em qualquer dieta, para emagrecer ou para variar a alimentação, especialmente nos lanches depois do treino e no jantar, por exemplo.
128 calorias
As vantagens: ajuda a evitar a retenção de líquidos e possui menos calorias. Além disso, este alimento ajuda a controlar a ansiedade, pois é fonte de vitaminas do complexo B. Como a crepioca não possui glúten, por causa da farinha de tapioca, ela auxilia na redução da inflamação do organismo. Logo, ajuda a emagrecer.
Tapioca é rica em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Isso torna a crepioca uma opção mais saudável e menos calórica.