crossorigin="anonymous">
Por outro lado, o diálogo é uma obra literária, em prosa ou em verso, em que é simulada uma conversação ou controvérsia entre dois ou mais personagens. ... É usado como tipologia textual na literatura quando surgem dois personagens que adoptam o discurso diegético e agem como interlocutores.
Dialogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas onde deverá sempre ocorrer uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro.
Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
Tipos e gêneros textuais
Um meio para definir qual o genero, é ler o texto e definir o que ele exprimi, se é dissertativo-argumentativo, descritivo, narrativo, expositivo, injuntivo(instrutivo). Por exemplo, O texto narrativo, tem como ponto principal narrar uma historia, com ações de personagens em um tempo e espaço próprio.
um conto.
Significado de Tema substantivo masculino Assunto, matéria: dissertou sobre um tema difícil. Proposição que deve ser desenvolvida por um aluno: sorteou-se o tema da composição.
O tema central do texto é aquele que gira em torno da problemática principal, geralmente é colocado pelo autor durante o desenvolvimento. ... Além disso, é importante que durante o desenvolvimento o autor não fuja do assunto, pois o leitor poderá se desviar do que está sendo desenvolvido e prejudicar seu entendimento.
Como identificar os temas dos poemas
a) O tema é a exaltação do poeta na descrição de cenas cotidianas da cidade de São Paulo, com o progresso do início do século XX . Exalta o entusiasmo do eu lírico com a cidade em desenvolvimento .
O tema do poema é a loucura de Ismália. As antíteses acentuam essa temática porque deixam clara a divisão de Ismália, sua loucura. O fato de ela sentir-se perdida, insatisfeita, incapaz de escolher entre desejos contrários.
O tema do poema é o amor romântico.
Sentimentos são o que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos. ... O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções.
A questão se refere ao poema "A ideia", de Augusto dos Anjos. ... Na segunda e terceira estrofes, vemos que a ideia inicia seu percurso no sistema nervoso, indo do cérebro até a laringe. Lendo o poema, podemos pensar na dificuldade que temos em expressar ideias e concretizá-las.
O poema Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, conta o que acontece quando uma jovem se joga ao mar na tentativa de encontrar a Lua, e morre. Neste poema, Ismália fica louca e se prende em uma torre. ... É assim que vemos que ela acabou encontrando as duas Luas: sua alma subiu ao céu e seu corpo desceu ao mar.
Na poesia Ismália passa por uma desorientação mental, um caos psíquico como vemos logo nos primeiros versos "Quando Ismália enlouqueceu, pô-se na torre a sonhar". A moça se perdeu em sua loucura. ... A lua é o elemento principal da poesia.
Resposta. Aloucura é tratada como um SONHO que a leva debruçar-se cada vez mais na torre dando desejos conflitantes ( Antiteses ) a lua do céu / a lua do mar .
O tema do poema é a loucura de Ismália. As antíteses acentuam essa temática porque deixam clara a divisão de Ismália, sua loucura. ... Ismália não consegue suportar a loucura e se suicida Dessa maneira, realiza seu desejo de alcançar o céu e o mar ao mesmo tempo, já que seu corpo se lança ao mar e sua alma sobe ao céu.
Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar… Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar… Queria subir ao céu, Queria descer ao mar…
Ismália, musa do poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens (1870-1921), virou rap. E com o auxílio luxuoso de Fernanda Montenegro. Obra-prima do simbolismo, o poema cruzou os séculos 19 e 20 para se encaixar nas rimas de Emicida numa das faixas mais supreendentes (e contundentes) do recém-lançado disco AmarElo.
Alphonsus de Guimaraens
Os dois últimos versos dizem: "Sua alma subiu ao céu, Seu corpo desceu ao mar…" A informação sugerida é de que Ismália morreu afogada.
Verificado por especialistas c) O verso transcrito na resposta anterior sugere o suicídio de Ismália, que, na sua loucura para alcançar o céu, acaba se jogando ao mar. Poema "Ismália", de Alphonsus de Guimarães.
Alphonsus de Guimaraens
Os elementos do texto que evocam religiosidade são : Melancolia , musicalidade .
Resposta: O autor evidencia o desejo de Ismália por chegar até a lua. A apresenta como uma pessoa que havia enlouquecido, e por isso, passava dias a sonhar com a figura do luar.