Neste artigo podemos identificar algumas características importantes para conceituar um empresário, sendo elas: Profissionalmente, atividade, econômica, organizada, produção de bens ou serviços. Cada característica tem especial relevância na hora de identificar um empresário.
O artigo 966 do Código Civil traz expressamente o conceito de empresário como sendo aquele que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”.
De acordo com artigo 966, § único do CC, "Não se considerada empresário quem exerce profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa."
Atividades excluídas do contexto empresarial O parágrafo único do artigo 966 do Código Civil afasta algumas atividades do conceito de empresário tais como atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda que contem com auxiliares ou colaboradores.
1. Conceito de empresário. ... Este é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços (conceito do Código Civil de 2002, art. 966 – no mesmo sentido do art.
Segundo o código Civil, “podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos” (artigo 972). ... Há impedimentos também para quem quer ser o administrador da empresa ou empresário individual.
Quando falamos de empresário falamos de alguém que conduz uma organização. É aquele que realiza uma atividade profissional, estruturada para comercializar bens ou serviços. ... Individual: pessoa física que organiza a empresa de maneira individual.
O Empresário Individual nada mais é do que aquele que exerce em nome próprio atividade empresarial. A empresa individual atua sem a separação de seus bens do CPF e CNPJ semelhante ao MEI, então o empresário deverá responder por todas as propriedades do CNPJ.
No cargo de Empresário Individual se inicia ganhando R$ 2.
E muitas pessoas acreditam que a vida de um empresário se baseia compromissos sociais, viagens e festas – aliás, isso pode, sim, fazer parte de uma rotina empresarial, dependendo do ramo em que você atua.
O empresário trabalha! E muito! Não raramente em jornadas extraordinárias, alcançando carga horário superior a 10, 11, 12 horas por dia, sem direito a horas extras. Ser empresário significa criar, desenvolver, contribuir para a melhora da sociedade, e não apenas auferir lucros e angariar riquezas.
Segundo a regulamentação do MEC, que define os padrões para a oferta dos cursos superiores no Brasil, a carga horária mínima do bacharelado em Administração é de 3 mil horas, distribuídas em 4 anos.
10 passos para ser um empresário bem sucedido
Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ter as seguintes características:
Entenda como ser empresário de jogador: Os sete passos básicos para começar
Pesquisa Salarial Nacional para Agente de Futebol