O Brasil é rico em cultura popular, e através dela podemos prestar mais atenção nas desigualdades. A arte popular mediante ao ensino das artes visuais podem ser apreciadas e valorizadas, como parte complementar da vida social resgatando a identidade do povo nordestino.
A arte popular pode ser definida como a arte não acadêmica produzida pela classe de trabalhadores ou por artistas que representam os seus interesses, volta-se para um consumo não mercantil, pois sua produção está subordinada às funções utilitárias e rituais dos objetos que criam, com o objetivo de atender as ...
O ARTISTA POPULAR São conhecidos os mestres Pastinha, capoeirista, Vitalino, artesão do barro, Noza, na linogravura. A prática artística do mestre popular faz parte de seu cotidiano e tem laços essenciais com a cultura e a história de sua comunidade e sua religião.
Refere-se aos processos de criação propriamente ditos, realizados por artistas ou grupos de artistas. As criações irão explorar conceitos e procedimentos interativos e utilizar os sistemas criados pelos membros do grupo.
Quanto ao sistema da arte, foi afirmado que o artista trabalha ampliando os horizontes da cultura, porém a despeito da crítica. Conclui-se que o processo criativo é animado por aspectos perceptuais e afetivos que por sua vez influenciam na criação em diferentes intensidades.
Ao potencializar as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais. A tônica entre 1 e 2 anos é o movimento. Nessa fase, valem diversos suportes: superfícies lisas e ásperas, grandes e médias, bidimensionais e tridimensionais etc.
A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO, FRUIÇÃO, REFLEXÃO.