Para acionar o sistema, é ligado um dos cabos da bomba na rede elétrica, enquanto o segundo cabo vai ao contator, já o contator fica em paralelo com a boia inferior e outro cabo do contator é ligado na boia superior, por sua vez a outra extremidade da boia superior é conectada ao outro polo da rede elétrica.
A Chave Boia FAME permite o controle automático de nível de líquidos em poços ou reservatórios com muita precisão, através dos comandos de bombas e sistema de alarme.
Como ligar e testar uma chave boia? (automático) aula 01
Utilize uma ban- cada para efetuar o teste; 2- Deixe o módulo na posição de 90° (em pé); 3- Ajuste o multímetro na escala de resistência (Ohms); 4- Localize na flange (tampa) os pinos referentes ao sensor de nível; 5- Insira as pontas de prova nos pinos identificados; 6- Mova a haste do sensor, simulando tanque cheio.
Caso ele esteja conectado, o problema pode ser na fiação interna. Por isso, com um multímetro no modo Ohms (Ω), é possível saber se o fio está com defeito, verificando se o nível máximo continua ou se está baixo, pois, ambos refletem mais ou menos combustível no tanque.
Faça um teste prático do sensor. Pegue o módulo consertado, devidamente limpo, e encaixe o conetor da unidade no módulo para passar corrente. Eleve o sensor de nível, simulando como se o tanque estivesse cheio. Em seguida, dê a partida no carro e observe se o marcador no ponteiro do painel mostra o nível cheio.
Fiação e sensor de nível podem ser outros problemas No caso do sensor de nível, o recomendado é trocar a peça inteira, mas sugerimos a checagem do fusível responsável pelo marcador de combustível. Muitas vezes, basta trocar o fusível, o que acaba ficando muito mais barato. Já a fiação pode estar rompida ou com falhas.
A luz de reserva indica que o tanque de combustível está próximo de se esgotar, mas o volume que há no compartimento pode variar entre 3 litros e até mais de 10 litros — no caso de modelos com tanque de grande capacidade para combustível.
Procedimento mais comum Coloque na posição de meio tanque e ligue a ignição. Espere um pouco e desligue, aguardando 30 segundos. Em seguida coloque na posição vazio e liga e aguarde. Depois é só montar no tanque que estará inicializada.
Basta multiplicar a quantidade de litros da reserva pela média de consumo. Por exemplo: um carro que tenha sete litros na reserva e rode 7 km/l de etanol pode, em tese, circular mais 49 km depois de a luz se acender. Automóveis com computador de bordo mostram a autonomia aproximada no painel.
Quando o nível do tanque está alto e a corrente, máxima, o ponteiro indica a posição "F", indicando tanque cheio (full em inglês). Quando o nível do tanque está baixo e pouca corrente atravessa a unidade de leitura, o ponteiro indica "E", tanque vazio (empty) .
4 – COMO FUNCIONA O MARCADOR DE COMBUSTÍVEL? ... Ele consiste de uma boia que flutua na superfície do combustível, a qual fica ligada por uma vareta de metal a uma resistência ou potenciômetro, o qual comunica o nível de combustível ao instrumento combinado, conforme a calibração da escala efetuada pelo fabricante.
Quase todos os tanques de combustível dispõem de uma luz de aviso que se acende quando o nível de gasolina está muito baixo. ... Os tanques apresentam tubos de respiro no tampão para permitir a entrada de ar no seu interior, conforme o combustível vai sendo consumido, a fim de evitar a formação do vácuo.
Então comentei sobre o tanque do meu carro, de 75 litros. Aí veio a idéia de fazer uma matéria aqui no Notícias Automotivas comentando sobre os tamanhos dos tanques de combustível dos modelos nacionais.