Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado no final do século XVI por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).
Microscopia: Linha do tempo 721 a.C – Lente de Layard, uma das primeiras lentes criadas. Robert Hooke publica o livro Micrographia. O termo célula é usado pela primeira vez. ... Gerd Binnig e Heinrich Rohrer inventam o microscópio de tunelamento por varredura que fornece imagens tridimensionais de objetos ao nível atômico.
O primeiro microscópio foi descoberto através de um experimento feito por dois fabricantes de óculos holandeses. ... O impacto dessa invenção para a ciência veio algum tempo depois através de Robert Hooke que, em 1665, detalhou as suas descobertas microscópicas sobre pulgas e cortiça.
A invenção do microscópio, atribuída a Galileu, foi na verdade fruto do aperfeiçoamento realizado pelo naturalista holandês Antony van Leeuwenhoek, que o utilizou na obser- vação de seres vivos.
Hans Janssen
George Robert Carruthers
A lupa é um instrumento óptico constituído por apenas uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. ... Sendo assim, os instrumentos ópticos têm como principal função fornecer imagens ampliadas de objetos minúsculos, ou também fornecer imagens aproximadas de objetos que se encontram distantes.
O que o olho passa a enxergar é uma imagem virtual do objeto. ... Apesar dessa ampliação, a lupa não serve para a observação de objetos muito pequenos como células,bactérias e insetos pequenos, pois nesses casos se faz necessário um aumento muito grande.
A lupa conjuga uma imagem virtual e invertida quando o objeto REAL está entre ela e o seu foco. Entretanto a LUPA AINDA “FUNCIONA” (permite que um observador enxergue com ela) MESMO QUANDO O OBJETO REAL PARA A LUPA SE ENCONTRA UM POUCO MAIS DISTANTE, ALÉM DO FOCO.
Quando a luz passa através de uma lupa, os raios de luz são convergidos em um ponto, chamado de foco. Nos casos em que os objetos encontram-se posicionados em uma distância da lupa menor que sua distância focal, sua imagem será aumentada em virtude do desvio sofrido pela luz, provocado por sua refração.
Todos nós já experimentámos incendiar um papel utilizando uma lupa. ... O papel queima devido à intensa concentração dos raios solares na sua superfície. Queima mais rápido se a superfície for escura, por exemplo uma página de jornal, escolhendo uma zona com uma fotografia.
Ela consiste em usar a luz do sol refletida e concentrada por uma lente. Você pode utilizar tanto uma lupa ou lentes de óculos, se alguém do grupo os utilizar. Lembrando que o sol deve estar a pino, com total intensidade e calor. Isso quer dizer que só se pode utilizar essa técnica em dias bem limpos.
É preciso ter outra pessoa ajudando, mas é possível queimar o papel em uma churrasqueira. O fogo continuará aceso se você alimentá-lo a cada 10 a 15 minutos e se continuar acrescentando papel. Leva de 15 a 25 minutos para queimar um saco cheio de papel.
Ponha fogo em uma tira de papel e coloque-a no recipiente à prova de fogo. Não coloque o fósforo apagado no recipiente, pois ele talvez não queime e você precisará retirá-lo mais tarde.
Quando a folha de papel queima, está havendo uma reação de oxidação da celulose, observe que o produto final mudou de cor, textura, ou seja, virou cinzas. ... Já no caso de rasga-lo é apenas uma mudança física, ou seja, você ainda tem papel como produto final.