Causas: Peste negra, fome, miséria, afluxo de metais preciosos, Guerra dos Cem Anos (França X Inglaterra) e monopólio comercial das cidades italianas.
Os principais motivos da crise do sistema feudal foram a retomada do comércio, tanto local quanto internacional, e o fortalecimento do poder militar das casas nobres que haviam estabelecido acordos com a alta burguesia.
As mazelas do século XIV na Europa foram a fome, as epidemias, as guerras e as revoltas. A fome foi consequência do desequilíbrio entre a produção de alimentos e crescimento populacional , do esgotamento da fertilidade da terra e das intensas chuvas que destruíram os campos e colheitas , provocando a morte de muitos.
A chamada crise do século XIV representou o fim do feudalismo na Europa Ocidental, sendo marcada por três eventos principais, que são: Guerra dos Cem Anos, jacqueries e Grande Fome. Cruzadas, abertura do Mediterrâneo e Peste Negra. ... Peste negra, revoltas camponesas e Grande Fome.
O colapso demográfico, a instabilidade política e as revoltas religiosas estão na origem das crises que provocaram alterações profundas em todas as áreas da sociedade. Com essa crise iniciou-se também a decadência das universidades e escolas medievais e, por conseguinte, o progresso científico que estava florescendo.
Ao crescimento em termos económicos e demográficos que a Europa sentira após o ano mil, seguiu-se um violento abalo desta estrutura a partir de finais do século XIII que só findaria no século XV.
Os historiadores apontam que, no começo do século XIV, houve um resfriamento do clima, e o período de 1315 a 1322 foi marcado por chuvas além do normal. A crise do século XIV intensificou as tensões sociais, que resultaram em diversas revoltas camponesas e urbanas.
Até o século XIV,o conhecimento que se tinha na Europa a respeito de outros lugares do mundo era bastante restrito. ... Os europeus do século XV costumavam misturar conhecimentos geográficos com lendas,realidade com imaginação.
Resposta. Na economia comercial, a escassez da prata, por problemas técnicos no aprofundamento das minas, provocou a desvalorização das moedas e a inflação. Os preços dos produtos tiveram rápida elevação de preço.
No grupo alimentação e bebidas (2,28%), a elevação nos preços ocorreu principalmente por causa dos alimentos para consumo no domicílio, cujos preços subiram 2,89% em relação a agosto. ... Os preços de outros produtos importantes, como o tomate (11,72%), o leite longa vida (6,01%) e as carnes (4,53%) também subiram.
As atividades comerciais retraíram, bem como as propriedades feudais desaceleraram a sua capacidade de produção. Temendo a escassez de alimento, que de fato aconteceu, vários nobres dificultaram ao máximo a saída dos servos de suas propriedades.
Baixa Idade Média - Crise do Século XIV - Grande Fome Verá que entre os fatores desse evento estão o aumento da população, a crise climática, a queda na produção e o preço dos alimentos. Entre as suas principais consequências estão o canibalismo, saques, infanticídio e, por fim, milhões de mortos.
Efeitos sociais, ambientais e econômicos. Como os curandeiros do século XIV não conseguiam explicar a causa da Peste Negra, muitos europeus atribuíram forças sobrenaturais, terremotos e conspirações maliciosas, entre outras coisas, como possíveis razões para o surgimento da peste.
A peste negra foi uma pandemia de peste bubônica, uma doença causada pela bactéria Yersina pestis, que é encontrada em ratos. Essa bactéria é transmitida para os seres humanos por meio das pulgas dos ratos, e, quando as pulgas alojam-se em seres humanos, a transmissão acontece.
1346 – 1353
Peste negra no Brasil O Brasil sofreu uma epidemia de peste negra de 1900 a 1907. Em 1899, a cidade do Porto, em Portugal, foi atacada por esta doença e provavelmente, os navios brasileiros que comerciavam ali, trouxeram o rato e suas pulgas.