O nematocisto é uma estrutura presente nos cnidócitos dos animais do filo cnidária. Funciona como um gatilho que ao ser pressionado ou tocado vai se prender no tecido da presa e liberar uma sustância urticante com capacidade de paralisar um animal.
As águas-vivas são animais pertencentes ao Filo Cnidaria. De corpo relativamente transparente e consistência gelatinosa, possuem uma célula denominada cnidoblasto, esta capaz de provocar queimaduras e irritações dolorosas na pele daqueles que entram em contato com estes organismos.
Pois são animais predadores e capturam pequenos animais com o auxílio dos tentáculos,e se esse tentáculos entrarem em contato com a pele humana pode causar queimaduras e se não forem tratadas da maneira correta pode causar graves problemas a saúde.
Resposta. Resposta: Por que nos tentáculos dos cnidários contem cnida é um tipo de choque que se tocarmos não poderemos sobreviver em muitas das vezes.
Pois eles possuem uma célula urticante que queima chamada de Cnidoblasto. Os arpões presentes nessa célula são extremamente venenosos para seres pequenos com peixes.
Os cnidários possuem profunda importância ecológica pois estes seres mantém o equilíbrio ambiental e servem de alimentos para alguns animais aquáticos, como por exemplo as tartarugas.
Resposta. Significa que eles têm o corpo constituído fundamentalmente por duas camadas celulares: a ectoderme e a endoderme.
Diblásticos: são animais que apresentam dois folhetos embrionários: a ectoderme, (externo) e a endoderme, (interno). Triblásticos: são animais que apresentam três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme. Protostômios: são os animais cujo blastóporo forma diretamente a boca. ...
os cnidarios sao animais diblasticos , isto e apresentam apenas dois folhetos germinativos ectoderma e endoderma . o ectoderma origina a epiderme tecido que reveste externamente o animal . enquanto o endoderma origina o a gastroderme tecido que reveste a cavidade digestiva.
Resposta. a mesogleia (camada gelatinosa) é bastante abundante, dando ao animal um aspecto gelatinoso e transparente.