No Brasil, a LA surgiu, nos anos 60, quando prevalecia nela o sentido de aplicação de teoria linguística. ... É determinada como campo do saber e não mais como disciplina, pois a linguística aplicada procura entender práticas sociais, para entender práticas discursivas.
O termo Lingüística Aplicada, doravante LA, surgiu em 1940 e logo após, segundo Bohn e Vandresen (1988), já fazia parte do quadro de disciplinas da Universidade de Michigan.
La Lingüística Contrastiva es un área de la Lingüística Aplicada. Esta ciencia no da cabida a la posible relación genética entre las lenguas que estudia, porque su objetivo es contrastarlas con el fin de predecir y facilitar las áreas que ofrecerán mayor dificultad de aprendizaje a los estudiantes (Durão 2004: 13)”.
A importância da sociolinguística no campo educacional e no ensino de Língua Portuguesa ajuda a perceber as diferentes realidades linguísticas que existem no âmbito social. Nesse espaço social encontra-se a escola e o local de convivência de cada indivíduo.
Sociolinguística é o ramo da linguística que estuda a relação entre a língua e a sociedade. ... É subdividida em Sociolinguística Variacionista, cujo fundador é William Labov, na Sociolinguística Interacional, proposta por John J. Gumperz e na Sociolinguística Educacional, pensada por Stella Maris Bortoni-Ricardo.
Portanto as pesquisas sobre a importância da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa nas redes de ensino podem ajudar a acabar com o estigma de soberania que foi e ainda é colocado sobre a gramática normativa, e com isso garantir uma melhor qualidade ao ensino, uma vez que essa corrente considera a ...
Nessa visão de ensino, é tarefa da escola instruir os falantes de português não-Padrão, habilitando-o ao uso da norma culta, sem segregação linguística, mostrando ao aluno quando uma forma ou outra deve ser utilizada, fazendo adaptação ao grau de formalidade, circunstância, ou estilo, por exemplo.
A Análise Contrastiva (AC) foi a princípio muito valorizada graças à afirmação de que o Ensino de Línguas Estrangeiras seria melhorado se se conhecessem os pontos de dificuldades que os alunos teriam quando em situação de sala de aula ao aprender uma segunda língua.
Inglês
O Gerativismo defende que a linguagem é uma capacidade inata - a capacidade do ser humano falar e entender uma lingua se dá por um dispositivo inato, uma capacidade biológica. A fala de uma criança, não é mera repetição de algo que já foi dito, a criança é capaz de criar sentenças inéditas.