Mortalidade. Epidemiologia. As causas externas são traumatismos, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde – intencionais ou não – de início súbito e como consequência imediata de violência ou outra causa exógena.
O capítulo XIX (Lesões, envenenamentos e algumas outras conseqüências de causas externas) refere traumatismos, queimaduras, envenenamentos ocasionados nas pessoas, por quaisquer tipos de acidentes, homicídios e suicídios, que são, por sua vez, tratados no capítulo XX (Causas externas de morbidade e mortalidade).
As chamadas "causas externas" ou, como preferem alguns, "causas não naturais"ou "causas violentas", englobando, segundo definição internacional (OMS-1979)13 os acidentes e as violências propriamente ditas - auto e hetero infligidas - sempre chamaram a atenção por serem eventos súbitos e inesperados, bem como pelo fato ...
Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, na faixa de 20 a 59 anos, os homens morrem mais por causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência.
Principais causas de mortalidade da população masculina** Doenças do aparelho circulatório. Neoplasias (tumores). Doenças do aparelho digestivo. Algumas doenças infecciosas e parasitárias.
As cinco principais causas de morte no masculinoNotícias de Saúde
6 doenças que mais afetam a saúde do homem
A cardiopatia isquêmica e o acidente vascular cerebral são os maiores causadores de mortes no mundo, sendo responsáveis por um total de 15,2 milhões de óbitos em 2016. Essas doenças têm permanecido como as principais causas de morte global nos últimos 15 anos.
as doenças do aparelho circulatório, principalmente avc e infarto agudo do miocárdio, são a princial causa de morte após os 40 anos, pois estão associados a hipertensão arterial, diabetes mellitys, tabagismo e elevação do colesterol que são mais prevalentes nesse grupo.
Entre as principais causas de mortalidade feminina estão as doenças do aparelho circulatório, como Acidente Vascular Cerebral (AVC)e o infarto, que aparecem em primeiro lugar representando 34,2%.
As mulheres em idade fértil morreram com maior freqüência de neoplasias, doenças do aparelho cardiovascular e por causas externas (violentas). As mortes por complicações da gravidez, parto e puerpério representaram a nona causa destes óbitos. A mortalidade aumentou genericamente com o aumento das faixas etárias.
Doenças do aparelho circulatório, neoplasias e doenças do aparelho respiratório aparecem como as principais causas de mortalidade desse grupo populacional, seguidas pelas doenças do aparelho digestivo e das glândulas endócrinas.
As doenças cardiovasculares representaram a maior causa de óbito. Além disso, há algumas diferenças em relação à faixa etária, como a maior proporção de mortalidade, nos idosos mais velhos, das doenças neurológicas, das causas externas e das mal definidas.
Verificado por especialistas. Olá, amigo(a)! A maior causa de mortalidade entre pessoas de 60 a 69 anos no Brasil ainda são as doenças cardiovasculares.
Resposta: A faixa etária de 15 a 19 anos mostrou ser a que apresenta o maior risco de morte no país. A faixa etária de menor risco foi encontrada no grupo de 5 a 9 anos. As principais causas de morte por câncer até 29 anos são as leucemias, os tumores do SNC e os linfomas em ambos os sexos.
Resposta