Além da raiz, a hortaliça também possuí folhas e talos comestíveis, que podem fazer parte de uma alimentação saudável. A beterraba é uma hortaliça comestível, da raiz às folhas.
Fornece uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais. As folhas da beterraba contêm grandes doses de vitamina C, que contribui para o reforço do sistema imunológico e combate o envelhecimento precoce por participar da produção do colágeno, que confere firmeza e elasticidade à pele.
Lave bem os talos de beterraba e seque com papel toalha. Corte em pedaços pequenos, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta, coloque um fiozinho de óleo e o suco de limão e reserve. Pique a cebola, o alho poro, salsa e cebolinha. Deixe tudo preparado para quando começar a fazer o refogado.
Como fazer: comer crua, refogada ou cozida? Assim como os talos, a folha de beterraba é comestível e tem sabor amargo semelhante ao da rúcula. A nutricionista Gisele Carvalho recomenda optar pelo vegetal em sua versão crua, já que outros modos de preparo podem eliminar nutrientes.
Além do triplo de vitamina C, cálcio e ferro que a polpa, que combatem a anemia, favorecem os ossos e fortalecem o sistema imunológico.
As fezes claras podem indicar hepatite, entre outras doenças a investigar. De modo geral, eliminar fezes claras sinaliza problemas relacionados ao sistema biliar, composto por órgãos como o pâncreas, o fígado, os dutos e a vesícula biliar.
A principal recomendação é tomar muito líquido – como água, água de coco, sucos, chás, isotônicos e o soro de reposição oral (disponível nos postos de saúde) –, manter uma alimentação leve e esperar que a situação passe.