Os glóbulos polares se formam durante a maturação de um mamífero livrando o ovócito de metade de seus cromossomos não comprometendo o alimento do embrião e a transformação por meio da meiose, permitindo que o alimento seja reservado em um único óvulo.
O processo de ovogênese, que ocorre no ovário da mulher, resulta na formação do gameta feminino. Denominamos de gametogênese o processo em que são formados os gametas masculino e feminino. Em se tratando da formação do gameta feminino, a gametogênese recebe o nome de ovogênese ou ovulogênese.
Os glóbulos polares, corpúsculos polares ou polócitos são células que se formam durante a fase maturação da ovogénese nos mamíferos, a fim de permitir a redução cromossómica característica da meiose.
Os corpos polares possuem o ADN resultante da meiose, permitindo a redução do ADN do oócito. Ainda assim, o oócito contém os componentes necessários para suportar a futura fertilização e o desenvolvimento embrionário.
O óvulo, ou ovócito secundário, é o gameta feminino produzido no ovário. Essa célula apresenta várias camadas e é responsável pela reprodução. Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução.
As ovogónias ou ovogônias são as células que existem, a determinada altura da vida das fêmeas dos animais, nos ovários.
A ovulogênese é o processo de formação dos gametas femininos. ... Também chamada de ovogênese, a ovulogênese é o processo no qual ocorre a formação dos óvulos. Esse processo tem início antes do nascimento da mulher, ou seja, durante o seu desenvolvimento embrionário, mais ou menos no terceiro mês de sua vida intrauterina.
A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas. Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero.
Um dos principais fenômenos que ocorrem na meiose é a permutação, também conhecida como crossing-over. Nesse processo ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, aumentando assim a variedade genética. Sabendo-se que a permuta ocorre na prófase I, marque a subfase em que ocorre esse processo.
Após o período de crescimento celular e preparação para a divisão celular, que ocorre durante a interfase, a célula, enfim, divide-se em uma fase denominada mitose. Na mitose ocorre a formação de duas células-filhas idênticas à célula parental.
Permutação na biologia significa a troca de material genético feita pelos cromossomos na meiose. Ela favorece a variabilidade genética.
O crossing over é um processo em que há troca de material genético entre cromossomos não homólogos. Ocorre na Prófase I da Meiose I. A importância do crossing over para a reprodução e evolução dos seres vivos é de maior pois permite a VARIABILIDADE DAS ESPÉCIES.