Para atingir o extremo sul do Atlântico, os navegadores portugueses afastavam-se da costa africana, evitando ventos e correntes ascendentes, e corrigiam a rota empurrados pela corrente descendente chamada corrente do Brasil, que passa pelo Nordeste brasileiro e atinge o sul do continente africano.
Após o Descobrimento do Brasil, Portugal continuava dando prioridade ao comércio com as Índias. É que as especiarias que os portugueses compravam lá valiam muito no comércio da Europa. ... Apenas a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, Portugal iniciou a colonização da nova terra.
Resposta. Explicação: No dia 22 de abril de 1500 a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, batizado inicialmente de Vera Cruz pelos portugueses. ... No dia da chegada de Cabral, os portugueses ancoraram no litoral sul de onde hoje está a Bahia.
Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro no litoral sul da Bahia em 22 de abril de 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.
século XV
1520
Descobrimento do Brasil: os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao país. Há 521 anos, o navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças.
53 anos (1467–1520)
Compartilhar: No dia 29 de novembro de 1807, teve início a longa viagem da família real portuguesa rumo ao Brasil. Ao todo, deixaram Portugal cerca de 14 navios com 15 mil pessoas. ... A solução encontrada, com a ajuda dos ingleses, foi trazer a corte portuguesa para o Brasil.
Resposta: Pedro Álvares Cabral (Belmonte, 1467 ou 1468 – Santarém, c. 1520) foi um fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português, creditado como o descobridor do Brasil. Realizou significativa exploração da costa nordeste da América do Sul, reivindicando-a para Portugal.
Embarque da Família Real Foram necessários oito naus, três fragatas, três brigues e duas escunas para o transporte. Outros 4 navios da esquadra britânica acompanhavam a corte. Além das pessoas foram embarcados no dia 29 de novembro de 1807, móveis, documentos, dinheiro, obras de arte e a real biblioteca.