O metamorfismo dinâmico ou metamorfismo cataclástico ocorre devido à ação do atrito, em longas faixas e na adjacência de falhas, onde pressões de grande intensidade causam movimentações e rupturas na crosta.
metamorfismo. Processos de transformações mineralógicas, texturais e estruturais de uma rocha pré-existente ou protólito sob a ação de variáveis temperatura e/ou pressão (litostática, dirigida e/ou de fluidos) sem mudança química significativa e no estado sólido.
Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo.
1) As rochas sedimentares vieram da era paleozoica, com o surgimento dos escudos cristalinos e cordilheiros a erosão fez com que sedimentos dessas fossem retirados e acumulados em depressões fazendo com que, com o tempo, a pressão formasse essas rochas.
As rochas ígneas – também chamadas de magmáticas – surgem do processo de solidificação do magma. ... Já a formação das rochas sedimentares ocorre a partir da decomposição de rochas anteriores, que são lentamente intemperizadas pelo vento, água e clima.
As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.
Dependendo da constituição e da origem das rochas, elas são classificadas em três tipos: Rochas Magmáticas: formadas pelo magma terrestre. Rochas Sedimentares: formadas por partículas de sedimentos. Rochas Metamórficas: formadas pela transformação de alguns minerais.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.