Quanto ao glicinato férrico, está descrito que é menos eficiente que sulfato ferroso na reposição de ferro, tem biodisponibilidade variável, mas apresenta menos efeitos adversos que os sais ferrosos9.
O ferro bisglicinato quelato é um composto de ferro que apresenta maior tolerabilidade e causa menor incidência de efeitos adversos em comparação aos sais de ferro, como o sulfato ferroso. Ele é composto por duas moléculas do aminoácido glicina ligadas ao íon ferroso (Fe2+) por meio de ligações covalentes.
Como usar o Bisglicinato Ferroso? 1 comprimido efervescente ao dia.
O glicinato ou bisglicinato de magnésio é a fonte de magnésio atual e moderna, resultante da união do aminoácido glicina com o mineral magnésio por ligação quelato formando o componente conhecido como Magnésio Quelato.
O bisglicinato quelato ferroso é um complexo aminoácido-mineral, composto por um átomo de ferro ligado a duas moléculas de glicina, através de ligações coordenadas covalentes e iônicas. Essa estrutura confere biodisponibilidade superior, não ocasionando os efeitos colaterais característicos dos sais de ferro.
-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.
O melhor ferro para o organismo é o que está presente em alimentos de origem animal, pois ele é absorvido em maior quantidade pelo intestino. Além disso, alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi e abacaxi, ajudam a aumentar a absorção de ferro no organismo.