Para adultos, a escala normal do SaO2 é 95 - 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.
A apneia (ausência de respiração) da prematuridade é uma pausa na respiração que dura 20 segundos ou mais no bebê nascido antes de 37 semanas de gestação e que não tem um distúrbio de base causando a apneia.
O surfactante é uma substância que permite que os pulmões se expandam e contraiam. Também mantém os pequenos sacos de ar nos pulmões, conhecidos como alvéolos, abertos. Bebês prematuros não têm surfactante. Isso pode causar problemas nos pulmões e problemas para respirar.
A síndrome do desconforto respiratório (SDR) do recém-nascido (RN) ou doença da membrana hialina é a expressão clínica decorrente da deficiência do surfactante alveolar associada à imaturidade estrutural dos pulmões, complicada pela má-adaptação do RN à vida extra-uterina e pela imaturidade de múltiplos órgãos.
DPOC pode provocar insuficiência respiratória “Os sintomas da insuficiência respiratória são falta de ar, aumento da frequência respiratória, ansiedade, tontura, palpitação e queda do nível de consciência, podendo levar ao óbito”, lista o especialista.
Uma causa comum de insuficiência respiratória hipoxêmica é uma anormalidade do tecido pulmonar, como a síndrome da angústia respiratória aguda, pneumonia grave, excesso de líquido nos pulmões (por exemplo, causado por insuficiência cardíaca ou insuficiência renal) ou fibrose pulmonar.
A insuficiência respiratória é um distúrbio no qual o nível de oxigênio no sangue fica perigosamente baixo ou o nível de dióxido de carbono no sangue fica perigosamente alto.