Adiantamos que a principal diferença entre elas é o modo como exercem a sua atividade econômica. Na sociedade simples, a atividade fim é desenvolvida pelos sócios. Já na sociedade empresária a atividade econômica é organizada e sua finalidade como um todo é empresarial.
Conforme a norma há algumas atividades que não são consideradas empresariais, quais são: Empresários que trabalham em atividade rural familiar, os profissionais intelectuais, Profissionais liberais, e nos artigos 1093 até 1096, do Código Civil, que falam sobre as Cooperativas.
Quando tratamos da responsabilidade dos sócios, a sociedades empresarias dividem-se em algumas classes, são elas: sociedade limitada, sociedade anônima, sociedade simples, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples e sociedade em comandita por ações.
O primeiro critério para classificar as sociedades empresárias diz respeito a Sociedades de Pessoas ou de Capital. ... Já as sociedades anônimas e em comandita por ações são sociedades de capital. O segundo critério para classificá-las diz respeito ao regime de constituição e dissolução do vínculo entre os sócios.
São duas modalidades: contrato social e estatuto social. ... Já o estatuto social, que representa o instrumento que disciplina as sociedades institucionais, disciplina as sociedades por ações, como a sociedade anônima e a sociedade em comandita por ações.
14 Opções de Melhores Franquias Para Investir nos Próximos Anos