Ontologia não tem nada a ver com concepções espiritualistas. Trata-se da disciplina que estuda e faz uma conceituação da realidade, definindo e relacionando suas categorias. Epistemologia considera o conhecimento e sua validade. Então também considera em que o conhecimento ontológico seja válido.
1 Filos Teoria ou ramo da filosofia cujo objeto é o estudo dos seres em geral, o estudo das propriedades mais gerais e comum a todos os seres; metafísica ontológica.
Ontologia - do grego onto mais logia significa parte da Filosofia que trata do ser enquanto ser, ou seja, do ser concebido na sua totalidade e na sua universalidade. ... Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, define o Ser, com s maiúsculo, como sendo Deus, a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.
2010 431 A formação humana na perspectiva histórico-ontológica deriva da expressão latina modus hodiernus, isto é, “ao modo de hoje”. Refere-se, pois, ao momento presente, àquilo que é atual, sendo associado a algo .
Podemos afirmar que a visão de Nietzsche sobre a metafisica é crítica, visto que a mesma é vista pelo pensador como interligada a um idealismo, sendo que Nietzsche acredita na emancipação da razão em relação a moralidade.
Resumo: Metafísica é o estudo daquilo que vai além do físico, é a compreensão de um todo daquilo que está sendo investigado. Durante o período da Modernidade a Metafísica concentrou-se na possibilidade do conhecimento, isto é, o que é conhecimento? Podemos conhecer tudo? Como se dá o conhecimento?
A partir de 1920, a concepção de metafísica sofreu uma nova alteração, sendo chamada de metafísica contemporânea ou ontologia, passando a estudar a relação entre o objeto e o ser. A função da metafísica passou a ser tentar fornecer explicações lógicas para a percepção da realidade pelo homem.
Quais foram as mudanças que a metafísica sofreu com Hume e Kant? A metafísica deixou de se perguntar sobre a realidade em si das coisas e tornou-se o conhecimento de nossa própria capacidade de conhecer.
Razão contemporânea é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito.