Já entre as capitais, Brasília ocupou a primeira posição com mais de R$ 85 mil produzidos por habitante, o que representa 2,55 vezes o PIB per capita do Brasil. Considerando essa razão entre o PIB municipal e o nacional, Vitória, na segunda posição, registrou 2,19 e São Paulo, 1,15.
Campinas, sede da Região Metropolitana de Campinas é o maior e único município do interior do Brasil que possui mais se 1,21 milhão de habitantes, está distante 100 km da capital.
As cinco primeiras colocadas no ranking foram Maringá (PR) — campeã por três edições, em 2017, 2018 e 2021 —, seguida por Jundiaí, São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos, todas em São Paulo. Entre as capitais, se destacam Curitiba (PR), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo e Florianópolis (SC).
Estado de São Paulo
Presidente Kennedy tem o maior PIB per capita do país Presidente Kennedy (ES), com R$ tinha o maior PIB per capita, seguido de Ilhabela (SP), ambos devido à extração de petróleo. Em Selvíria (MS), na terceira posição, e Vitória do Xingu (PA), na sétima, a geração de energia hidrelétrica era o destaque.
Maiores economias do mundo: 10 potências econômicas atuais
A Grande São Paulo é a região metropolitana com o maior PIB do Brasil e da América do Sul.
Região Sul — abrange três estados (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), possui a menor área (quilômetros quadrados, ou 6,77% do território nacional), sua população é de mais de 26 milhões de habitantes, é a segunda região mais rica do país (depois da Região Sudeste), e é a que possui o maior Índice ...
PIB = CF + IP + GG + BC. No nosso país, o cálculo do PIB é de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1990. Antes disso, a apuração era realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O maior crescimento da economia do país aconteceu no ano de 2010, quando houve crescimento de 7,5% com relação ao ano anterior.
Os 10 estados mais violentos do Brasil
De acordo com esses dados, a Revista Bula elencou os dez estados mais violentos do Brasil.
O resultado desse crescimento é que seis estados do Nordeste passaram a liderar neste semestre o ranking dos mais violentos do país. Ceará está em primeiro lugar, seguido de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Piauí é o estado
Resposta. Resposta: Segundo o Atlas da Violência, o Ceará foi o estado com maior crescimento na taxa de homicídios em 2017, ano em que se atingiu recorde histórico neste índice. A taxa de assassinatos passou de 40,6, em 2016, para 60,2 por 100 mil habitantes em 2017 – um aumento de 48,2%.
O Nordeste e a Paraíba estão abaixo da médica nacional....A Paraíba e o Nordeste.
As 10 melhores cidades do Nordeste para se viver
Os oito melhores ranqueados foram: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Maracanaú, Aquiraz, Barbalha, Tianguá e Horizonte, com uma média de 53,89. Juntos esses municípios possuíam mais de 3,3 milhões de habitantes, o que equivale a 35,83% da população cearense.
Dez municípios do Rio Grande do Sul concentravam 41,6% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho em 2018. Com Porto Alegre na liderança, o ranking das 10 maiores economias do Estado tem na sequência Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Leopoldo e Triunfo.