É formado por duas ou mais empresas, cada um com sua própria personalidade jurídica. A consequência da existência do grupo econômico é que as empresas que o integram são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes da relação de emprego. ...
Art. 494. Caracteriza-se grupo econômico quando 2 (duas) ou mais empresas estiverem sob a direção, o controle ou a administração de uma delas, compondo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica.
Assim, a configuração de grupo econômico se dá pela vertente da coordenação ou pela vertente da subordinação. Para caracterizar o grupo econômico horizontal por coordenação, são necessários os seguintes elementos: comprovada gerência comum, identidade de objetivos e interesses, identidade de sócios, etc.
Grupo de Empresas Conjunto de empresas que, embora tendo personalidade jurídica distinta, estão ligadas por uma direção, controle ou administração comum, gerando responsabilidade solidária, para os efeitos da relação de emprego, de cada uma das empresas que o integrarem.
Mas agora, vamos entender como abrir uma holding, passo a passo.
Holding é uma empresa criada para administrar diversas empresas, formando-se um grupo. A holding possui a maioria das ações do grupo. A empresa chinesa de energia elétrica State Grid é um exemplo de holding, que, a propósito, vem se expandindo ao redor do mundo.
Holding pura é aquela cujo único objeto social é participar de outras, através da aquisição de cotas. Um exemplo de holding pura é a J&F Investimentos, detentora de empresas como: JBS, Flora, Canal Rural e Banco Original. A holding mista, enquanto detentora de cotas, também exerce semelhante controle.
É configurado holding quando várias empresas se unem e, uma delas, se torna responsável pela administração das demais, a partir da compra de suas ações.
Ela é definida pelas atividades que constam no seu objeto social. Ou seja, pela área de atuação, e não pela estrutura interna, divisão de cotas ou responsabilidade dos sócios. Dessa forma, uma holding empresarial é uma companhia criada com o objetivo específico de controlar outros agentes.