As causas da ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica ainda não são conhecidos, no entanto sabe-se que em cerca de 10% dos casos ela é causada por um defeito genético. Na prática, os neurônios dos pacientes acometidos pela doença se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos.
Diagnóstico. Diante dos sintomas são feitas análises dos genes para confirmar o diagnóstico de AME. São solicitados exames de sangue que medem a atividade elétrica; e uma biopsia muscular para avaliar se há degeneração da fibra muscular.
Os sintomas mais comuns da AME incluem:
Ao contrário, um músculo que perde a inervação, ou que é mantido imobilizado, pode sofrer um processo chamado de hipotrofia ou atrofia muscular, que se caracteriza pela perda da massa muscular (diminuição do conteúdo protéico da célula muscular).
A eletroestimulação é indicada para alguns casos específicos de atrofia muscular. Quando ocorre perda da inervação, como em uma atrofia espinhal, o músculo necessita de um estimulo de pequenas correntes elétricas. Esse tratamento é usado apenas quando o paciente não consegue contrair os membros de forma voluntária.