O bibliotecário é o profissional responsável por gerir informações através de técnicas de organização, classificação e catalogação. Ele atua como um administrador de dados, processando e divulgando informações.
O estudante tem, ainda, a oportunidade de participar de uma grande diversidade de exposições, festivais, seminários, congressos e cursos extracurriculares dentro e fora da ECA.
O currículo do curso de biblioteconomia abrange uma ampla gama de disciplinas, como classificação e catalogação de materiais bibliográficos, indexação, técnicas de pesquisa e recuperação da informação, gestão de bibliotecas e centros de documentação, preservação de acervos, legislação de direitos autorais, entre outros. Essas disciplinas proporcionam aos estudantes as habilidades necessárias para atuarem de forma eficiente e eficaz no campo da biblioteconomia.
Conheça também o curso de Arquivologia
O estágio de Biblioteconomia é obrigatório para que o estudante possa se formar. Enquanto disciplina, o aluno estagia obrigatoriamente por um semestre letivo, período em que fará, junto com o supervisor de estágio e o professor orientador, um projeto com o diagnóstico sobre o local e propostas de ações ou serviços a serem implantados.
Figura cada vez mais comum nas instituições, o profissional que atua com gestão documental fica responsável por classificar, catalogar e guardar corretamente os documentos do local. Universidades utilizam bastante tal função para preservar a sua documentação e otimizar a produtividade.
Àqueles que pretendem seguir carreira acadêmica, a graduação oferece não só a bagagem teórica, mas também oportunidades práticas (como projetos de iniciação científica, produção de artigos para as disciplinas e o próprio trabalho de conclusão de curso) para que o aluno possa, no futuro, desenvolver projetos de pesquisa em programas de pós-graduação em ciências da informação e outros campos do conhecimento.
A graduação em Biblioteconomia tem uma grade curricular dividida em área (núcleo) comum, com caráter interdisciplinar com outros cursos de humanidades, além das matérias específicas à profissão.
O curso de Biblioteconomia se propõe a formar profissionais para atuarem na produção, organização, recuperação e tratamento de informações em organizações públicas ou privadas, tais como bibliotecas, museus, centros culturais e arquivos, lidando com acervos em locais físicos ou virtuais.
Durante a graduação, os estudantes têm a oportunidade de realizar estágios em bibliotecas, centros de documentação, arquivos e outros ambientes relacionados. Essa experiência prática permite que eles apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolvam habilidades essenciais para o exercício da profissão.
Além de livros, o bibliotecário organiza revistas, jornais, documentos, fotos, imagens, vídeos e materiais digitais. Ele atua na conservação e preservação destes materiais para que resistam ao tempo e ao uso.
A carreira acadêmica é uma das possibilidades: o bacharel está apto a ministrar conteúdos teóricos e práticos relacionados à Biblioteconomia, além de ter uma base que lhe possibilite seguir na área de pesquisa, complementando sua formação com pós-graduação e outros tipos de cursos.
De acordo com a agência Catho, as vagas oferecidas para profissionais de Biblioteconomia têm uma média salarial de R$ 2.535. Os salários mudam de acordo com o setor (público ou privado), tempo de experiência e carga horária.
O profissional de Biblioteconomia pode contribuir para a preservação do patrimônio cultural, já que suas técnicas de trabalho e seu conhecimento também podem ser aplicados na preservação, catalogação e gestão de documentos, fotos e demais materiais que constituam acervo cultural.
O curso está estruturado em duas grandes áreas: a primeira, única, reúne disciplinas de formação geral, enquanto a segunda se subdivide em quatro áreas, que compreendem disciplinas de caráter mais específico. Procura, assim, abranger as competências que o bibliotecário deverá ter para o seu exercício profissional, permitindo ao aluno, ainda, complementar sua formação com disciplinas optativas e eletivas, que podem ser cursadas em qualquer uma das unidades de ensino da USP (até mesmo em outros campi, como a USP Leste e o Quadrilátero Saúde-Direito).
É comum relacionar a figura do profissional de Biblioteconomia à biblioteca em si. Sim, o local ainda é o que mais emprega bibliotecários, mas não a única possibilidade. Veja abaixo algumas áreas disponíveis!
Um dos pilares da graduação é sua busca pela atualização constante, com base no caráter cada vez mais tecnológico, virtual e interativo da sociedade contemporânea, que tem se apropriado dos meios de comunicação e deixado de ser apenas consumidora de informação para se tornar, também, sua produtora.
Entre as instituições da rede privada, destacamos o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA). Além de reconhecida e bem avaliada pelo MEC, a faculdade participa de programas como ProUni e FIES, além de oferecer vantagens como convênios, descontos, bolsas e financiamentos sem burocracia.
Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação nas bibliotecas. Produção social da tecnologia. Avanços da Tecnologia da Informação e seus efeitos na produção e no fluxo informacional.
Outra característica desejável para este profissional é gostar de lidar com público. Isso o ajudará a identificar o perfil dos usuários de determinado centro de informação.
Eixo Técnico: Normas e técnicas do trabalho do bibliotecário. Instrumentos, padrões e sistemas utilizados para a descrição física e temática da informação. Organização do conhecimento.
Este graduado é responsável por organizar, conservar e divulgar acervos de bibliotecas e centros de documentação, cuidando da classificação de livros, papéis e arquivos digitais. ... Além de livros, revistas e documentos, o bacharel pode trabalhar com a classificação de fotos, filmes e vídeos.
Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa.
De acordo com o projeto, as atribuições do técnico em biblioteconomia incluem auxiliar nas atividades e serviços concernentes ao funcionamento de bibliotecas e outros serviços de documentação e informação; e auxiliar no planejamento e desenvolvimento de projetos que ampliem as atividades de atuação sociocultural das ...
Profissão Biblioteconomista: salário e carreira na área de BIBLIOTECONOMIA