EQST

Quais So Os Valores Do Movimento Cultural Renascentista?

Quais são os valores do movimento cultural renascentista?

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.

Quais fatores favoreceram a centralização do poder na transição da Idade Média para a Idade Moderna?

Os reis começaram então a concentrar grandes poderes, em parte por causa do apoio e do dinheiro recebido dos burgueses. Ao longo de algum tempo, a aproximação entre o rei e a burguesia colocariam fim à fragmentação do poder. Entretanto, isso não significou a exclusão da nobreza feudal do poder.

Qual é a relação entre as duas perspectivas no contexto da Baixa Idade Média?

Resposta: Baixa Idade Média foi um período específico da Idade Média que se estendeu do século XI ao século XV. Nele, a Europa Ocidental presenciou o auge do feudalismo mas também a sua decadência e o surgimento de uma nova ordem. ... A Baixa Idade Média é considerada o período do auge do feudalismo no medievo.

Qual o nome do grupo social que surgiu na Baixa Idade Média através da atividade comercial?

Resposta. Resposta: o nome desse grupo social é burguesia.

Quais os locais onde os comerciantes começaram a desenvolver suas atividades?

Além dos fenícios, outros que também se destacaram na Antiguidade e realizaram trocas comerciais foram os chineses. Um dos seus produtos que mais chamava a atenção de outros povos era a seda. Não somente no Oriente Médio e na Ásia o comércio se desenvolveu. Na Europa, havia povos comerciantes, como os romanos.

Qual o início do feudalismo na Idade Média e como esse período é nomeado?

Os historiadores consideram que o processo de consolidação do feudalismo estabeleceu-se com a fusão da cultura romana com a germânica. Um dos marcos desse momento foi o surgimento das relações de vassalagem no Império Carolíngio, durante o século VIII.

Qual era o poder dos senhores feudais?

O senhor feudal tinha pleno poder dentro do feudo, já que era o proprietário de todas as terras. O senhor feudal ou Suserano oferecia terras (moradia e lugar na produção) e a sua proteção ao Vassalo (que era como o habitante do feudo) e em troca, ele lhe garantiria fidelidade e serviços.