Os três objetivos da liderança positiva são: liberdade de atuação. relacionamento interpessoal. feedback.
Aliada aos conhecimentos e aos bons relacionamentos, a expressão dos sentimentos é fundamental para exercer a liderança positiva. Ela precisa ser aberta e facilitada, o ambiente deve ser favorável para que os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar suas ideias, sugestões, reclamações e dúvidas.
Os líderes com estilo negativo costumam agir de forma a dominar seus liderados, se colocando como superiores e amedrontando a todos com artifícios como ameaças. Este é o perfil de pessoas que são chefes, e não líderes.
Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.
Se você é muito bom em determinada situação, usufrua dessa condição e procure, também, usar esse recurso em benefício de outras pessoas. Seus valores e qualidades expressam sua missão. Dessa forma, quando seus pontos fracos forem um impeditivo, você certamente poderá contar com apoio das pessoas a quem ajudou.
Os pontos fortes podem ser definidos como qualquer recurso disponível da empresa que possa ser usado para melhorar sua participação no mercado ou desempenho financeiro. Os pontos fracos são quaisquer recursos da empresa que podem causar uma perda de vantagem competitiva, posição ou estado financeiro.