Como consultar o NIRE de uma empresa pelo CNPJ? Como o NIRE é um número de registro mantido pela junta comercial de cada estado brasileiro, para consultar o NIRE de um CNPJ é necessário você entrar no site da junta comercial do seu estado e procurar a opção para gerar a Certidão Simplificada.
Como gerar o NIRE para MEI? Em regra, o NIRE deve ser obtido diretamente na Junta Comercial do Estado antes de realizar os procedimentos para obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal. Depois, a empresa faz os procedimentos para obter a Inscrição Estadual, se for o caso.
A Junta Comercial precisa aprovar meu pedido de formalização como MEI? Não é necessário encaminhar qualquer documento à Junta Comercial. A inscrição é realizada exclusivamente por meio do Portal do Empreendedor, através do serviço FORMALIZE-SE.
Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?
A Jucep está disponibilizando no site do órgão, um guia de passo a passo para o usuário, com o objetivo de familiarização com o novo procedimento. Basta acessar: http://jucep.pb.gov.br/, na guia Certidão Simplificada.
Existem duas opções para obter o número de registro do NIRE MEI: A primeira é acessar o site da Junta Comercial do seu estado e procurar a opção para gerar a Certidão Simplificada. Através do número do CNPJ da sua empresa é possível emitir o documento, onde consta o registro do NIRE do seu MEI.
Para solicitar a certidão, o usuário deve se cadastrar no Portal de Serviços da Juceg, fazer o login no sistema, acessar o link Certidão Web e escolher o tipo de certidão que pretende emitir. O usuário deve gerar o boleto de arrecadação para o pagamento do Dare, requisito essencial para a emissão da certidão.
Como solicitar a certidão simplificada
Confira abaixo.
É o documento emitido pela Junta Comercial, constitui-se de extrato de informações atualizadas, constantes de atos arquivados, contendo as seguintes informações: Denominação/razão social; capital social, endereço, objeto social, quadro societário, filiais e ultimo documento arquivado.
30 dias
A Certidão Simplificada constitui-se de um extrato de informações que espelha a situação atualizada da empresa. O pedido e a retirada da certidão são realizados via internet.
A certidão simplificada é instrumento hábil para a prática dos seguintes atos na Junta Comercial: proteção ao nome empresarial, abertura, alteração e inscrição de transferência de filiais e transferência de sede para outra unidade da Federação.
Em outras palavras, o documento simples relata apenas as informações principais a respeito de um evento, enquanto a de inteiro teor é mais completa, com a reprodução integral do que estiver escrito no livro de registro. Todas as informações são incluídas.
A certidão simplificada é um documento com todos os dados atualizados sobre determinada empresa. A Certidão Simplificada é utilizada, por exemplo, para abrir conta no banco como pessoa jurídica, para participar de licitações, para transferir a sede da empresa ou abrir filiais em outros estados.
30 dias
A emissão da Certidão de Inteiro Teor inicia-se pela identificação da empresa desejada. Esta certidão é a cópia digitalizada dos atos arquivados pela empresa na Junta Comercial.
As certidões disponíveis no site da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis. DF) serão expedidas mediante requerimento do interessado, sem necessidade de alegar interesse ou motivo, acompanhado do respectivo comprovante de pagamento do serviço.
Para você conseguir uma cópia do contrato social é simples. A consulta do contrato social poderá ser feita na Junta Comercial do seu estado. Você poderá também fazer o requerimento de uma segunda via no site da Junta, e o custo deste serviço varia dependendo do seu estado.
Viabilidade de Legado e MEI (Para que serve? ... Permite que o MEI (Microempreendedor Individual) ou pessoa jurídica já constituída que não está alterando dados no órgão de registro consiga realizar consulta de viabilidade para que a prefeitura possa realizar sua análise quanto ao endereço.
A Consulta Prévia ou de Viabilidade é uma pesquisa gratuita feita na Prefeitura ou Administração Regional – no caso do DF – para verificar e confirmar se o endereço ou local desejado para estabelecer a empresa do MEI é permitido para que as atividades sejam exercidas naquele lugar.
A Consulta na JUCESP é elaborada através de um formulário eletrônico que deve ser preenchido pelo Portal Redesim – Via Rápida Empresa. Os dados que devem ser preenchidos são: dados do endereço, atividade econômica e nome.
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
DBE é a sigla usada para definir o Documento Básico de Entrada. Este documento é necessário para a prática de qualquer ato perante o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Ele é utilizado nos processos de abertura, modificação e encerramento de registros junto aos órgãos fiscalizadores competentes.
Para consultar o andamento das solicitações, o empreendedor deverá acessar o módulo de licenciamento e clicar no ícone de Consultar Protocolo. Lá ele terá a opção de buscar a solicitação pelo CNPJ ou pelo protocolo REDESIM.
Na página da Junta Comercial, clique em “Consulta de Viabilidade”: 2. É exibida a tela para Consulta de Protocolos de Viabilidade. Informe o Número do Protocolo e faça um clique no botão BUSCAR.