Verificado por especialistas. As cavernas contemporâneas de hoje são as casas das pessoas e seus smartphones, pois é cada vez mais comuns adolescentes, jovens e adultos que ficam presos em casa, vivendo a vida dentro das paredes, sem experienciar verdadeiramente o mundo lá fora.
A Caverna Contemporânea é a alienação que as pessoas vivem atualmente, isto é, a prisão mental que as mesmas sofrem, o que causa torna as pessoas extremamente manipuláveis e presas e modelos de vida que muitas vezes as fazem infelizes.
A luz do Sol é o símbolo do conhecimento e da força criadora. Os povos da Antiguidade milenar cultuavam o deus Sol e seu poder doador de vida, calor e energia.
A metáfora da caverna fala sobre o mundo sensível, que é o mundo das ideias, e o mundo material que é o mundo real, o mundo do conhecimento. A caverna é como o mundo sensível, que apenas sente o que é fácil de transpassar do mundo material, é como uma sombra do mundo externo.
A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso. ... A luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.
As estalactites e estalagmites são estruturas de rochas sedimentares quimiogênicas formadas dentro de cavernas. Elas são formadas pela precipitação de compostos dissolvidos em água que, ao serem formadas dentro de cavernas, são chamadas de espeleotemas.
Essas formações são denominadas estalactites, quando estão no alto; e estalagmites, quando estão para baixo. Ambas são formações decorrentes do gotejamento de água das fendas das paredes das cavernas de rocha calcária, transportando parte do calcário desta.
As estalactites pendem do teto na forma de cones pontudos. Já as estalagmites têm aspecto parecido, mas crescem no sentido contrário, do chão para cima. Ambas surgem porque as rochas calcárias das regiões de cavernas costumam ser bastante solúveis – ou seja, facilmente dissolvidas pela água.