Tipos e exemplos de variações linguísticas
Variação Histórica Refere-se aos estágios de desenvolvimento de uma língua ao longo da história. Exemplo: Português arcaico x português contemporâneo.
Variações históricas (diacrônicas) As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.
Esse tipo de variação acontece porque cada região tem culturas e tradições próprias, os seus modos de falar, etc., que influenciam diretamente os seus falantes. ... Como por exemplo, “macaxeira”, “mandioca” e “aipim”, que servem para referir e/ou especificar uma mesma planta em algumas regiões do Brasil.
Estilística Fônica Nesse campo, as figuras de som contribuem para atribuir harmonia aos textos mediante a sonoridade, como podemos verificar nas figuras de som ou harmonia abaixo: Aliteração: a repetição de consoantes marca o ritmo do texto. Exemplo: O peito do pé do Pedro é preto.
A Estilística é parte dos estudos gramaticais que se dedica à expressividade da linguagem, diferindo erros e traços estilísticos. A Estilística é a parte dos estudos da linguagem que, como o próprio nome denota, preocupa-se com o estilo.
A Estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua.
Percurso de levantamento dos elementos estruturantes e constitutivos de um dado texto ou intervenção linguística. Enquanto análise, pressupõe um movimento mental regressivo, pois parte-se de um todo, supostamente harmónico, para o conhecimento das partes que o integram.
A Estilística léxica estuda os processos de expressão das palavras ligados aos seus aspectos semânticos e morfológicos aliados ao nível sintático e suas formas de uso, a combinação de palavras de acordo com as regras da língua. ... Assim analisá-las isoladamente como vocábulo é ignorar a verdadeira intenção de seu uso.
Diferenças entre semântica e estilística No seu curso, a semântica se preocupa em estudar os significados dos elementos que constituem as palavras, nos termos como um todo e nas frases inteiras. ... A estilística é usada para determinar conexões entre a forma e efeitos dentro da variedade particular da língua.
Valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Tinha uma vizinha que era uma cobra!