Lei Orgânica da Saúde nº 8.
As Leis Orgânicas de Saúde são as leis que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS). São elas as leis 8.
LEI Nº 8.
Desse modo, trabalha-se arduamente pela consolidação de seus princípios doutrinários (universalidade, equidade e integralidade nos serviços e ações de saúde), bem como dos princípios que dizem respeito a sua operacionalização (descentralização dos serviços, regionalização e hierarquização da rede e par- ticipação ...
São três os níveis de atenção à saúde pública no Brasil: primário, secundário e terciário. Eles foram adotados para organizar os tratamentos oferecidos pelo SUS a partir de parâmetros determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua finalidade é proteger, restaurar e manter a saúde dos cidadãos.
Tais pilares seriam o esteio para os valores definidos como a âncora moral para as estratégias de promoção da saúde, que incluem a autonomia, o empoderamento, a integralidade, a intersetorialidade e a governança. A equidade, sendo princípio ético e conceito seminal, está na base de práticas de promoção da saúde.
Os 5 pilares da qualidade de vida
Foi com base nessa definição que Ramon Luiz Moreira chegou aos sete pilares da qualidade de vida, são eles: alimentação, exercícios físicos, sono, trabalho, afetividade, sexualidade e lazer.
A analogia é com pilares de sustentação, porque…...12 Pilares da Qualidade de Vida: Equilíbrio e Saúde
Os pilares são fundamentos, são bases, sãos os elementos que sustentam a nossa vida. São esses pilares que dão força para irmos em busca de nossos objetivos, nos mantém saudáveis espiritualmente, mentalmente e fisicamente. O mais importante é que juntos os 11 pilares ajudam a manter o equilíbrio e nosso bem-estar.
Existem 4 pilares básicos para você viver com saúde....Os 4 pilares mais importantes para uma vida saudável
Existem quatro pilares da vida: o social, o financeiro, o da saúde e o pessoal. Cada um deles tem a sua importância, mas o fundamental é que a harmonia prevaleça.
A vida poderia ser dividida em seis áreas fundamentais: Saúde-Física, Intelectual, Socio-afetiva, Profissional, Espiritual e Econômica-financeira. Essas áreas são como estruturas que possuem várias ramificações e seu equilíbrio pode fazer com que a vida seja mais agradável e feliz.
As 12 áreas da Roda da Vida
Para entender como equilibrar a vida, considere a satisfação por áreas.
As 12 áreas da Roda da Vida.
A Roda da Vida é uma ferramenta de Coaching que mede o índice de satisfação das pessoas em áreas importantes de sua vida. Tem o formato de uma mandala, um círculo que é composto por quatro importantes tríades estruturantes e que são: Âmbito Pessoal, Âmbito Profissional, Qualidade de Vida e Relacionamentos.
Muito utilizada em sessões de coaching, a Roda da Vida surge no papel como um círculo separado em partes e ajuda a criar um panorama pessoal e holístico de dado momento da sua vida. Com ela em mãos, é possível analisar problemas, elencar prioridades e traçar planos futuros para atingir melhor equilíbrio.
As áreas da vida estão divididas em quatro, que se subdividem em outras três subáreas: Pessoal: saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional; Profissional: realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social; Relacionamento: familiar, amoroso, social; Qualidade de vida: ...
Perguntas que a Roda da Vida ajuda a responder
Como usar a roda da vida
As 12 áreas da roda da vida.