Quimiorreceptores: São receptores que captam estímulos químicos. Estão localizados na língua e no nariz e são responsáveis, respectivamente, pelos sentidos do paladar e do olfato. Termorreceptores: São receptores que captam estímulos térmicos. ... Fotorreceptores: São receptores que captam estímulos luminosos.
Os receptores de membranas são proteínas existentes nas membranas celulares à qual se ligam substâncias específicas. Essas substâncias, genericamente chamadas de ligantes, podem ser fatores de crescimento, hormônios, transmissores de informações nervosas, medicamentos, entre outras.
Os principais tipos de receptores hormonais da membrana celular pertencentes a essa categoria são os receptores acoplados à proteína G e os receptores de tirosina-quinases.
Os receptores são macromoléculas que participam da sinalização química dentro da célula e entre diferentes células; podem estar localizados na membrana de superfície ou no citoplasma da célula (ver tabela Alguns tipos de proteínas fisiológicas e receptoras de fármacos).
Os receptores de membrana são proteínas que se encontram na membrana celular, específicos para certas moléculas. Quando os receptores tem contato com essas moléculas, desencadeiam reações químicas no interior da célula. Estas reações modificam de alguma maneira o comportamento celular.
Um exemplo de receptor de membrana é o Receptor AT1, que é a proteína responsável pela interação da Angiotensina II com suas células alvo, dentro do sistema renina angiotensina aldosterona. possuem 2 tipos de receptores, os ionotrpicos e os metabotropicos.
A dessensibilização do receptor refere-se à responsividade diminuída que ocorre com a exposição repetida ou crônica ao agonista e é uma característica geral da maioria dos receptores de membrana de sinalização.
Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia. Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia, seja ela mecânica, térmica, entre outras.
Os receptores elétricos são equipamentos que transformam energia elétrica em qualquer outra modalidade de energia. O receptor não transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica. O calor é sempre uma fração da energia transformada por um receptor.
Definem-se receptores elétricos como qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em energia não-elétrica que não seja exclusivamente em energia térmica, pois os dispositivos que transformam e energia elétrica totalmente em energia térmica são definidos como resistores.
Segundo Diego Mendonça, o gerador pega energia não elétrica e converte na forma de energia elétrica. ... Já o receptor, segundo o professor de física, transforma a energia elétrica em outros tipos de energia não elétrica, que não seja a térmica.
- O Gerador é responsável pela geração e fornecimento de tensão elétrica para o circuito. ... - O Receptor são peças do sistema que irão interagir com essa tensão, podendo ser capacitores, resistores, indutores, etc.
Receptores são dispositivos que transformam a energia elétrica presente em um circuito em outras formas de energia, como a energia cinética. O que difere um receptor de um resistor é que este transforma a energia elétrica exclusivamente em calor.
Podemos citar como exemplos de geradores elétricos:
São dispositivos destinados a manter uma diferença de potencial entre os dois pontos aos quais estão ligados; têm como função básica aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam. Exemplos: baterias e pilhas.
Conheça os principais tipos de Geradores de Energia
Gerador Mecânico - utiliza energia mecânica e a converte em energia elétrica. Exemplo: alternadores de carro. Gerador Químico - utiliza energia energia química, ou potencial, e a converte em energia elétrica. ... Gerador Eólico - utiliza energia eólica e a converte em energia elétrica.
Geradores químicos: são responsáveis por converter a energia química em energia elétrica para alimentar diferentes equipamentos. Isto é, transformam a energia que é gerada nas diferentes reações químicas em energia elétrica. São exemplos deste tipo de geradores as baterias e as pilhas.
O gerador entra em estado de curto-circuito quando os polos, positivo e negativo, estão ligados por um fio condutor de baixa resistência. Se isso ocorre, a diferença entre os polos é nula, portanto a corrente que passa no gerador é a maior possível.
Sete aparelhos elétricos com consumo surpreendente de eletricidade --e como reduzi-lo
Aparelhos eletronicos podem ser classificados pelo tipo de corrente que o atravessa (contínua ou alternada) e pela forma como a energia é consumida (motores ou resistores). Um aparelho elétrico transforma a energia elétrica (que é a energia cinética das cargas elétricas em movimento) em outras formas de energia.
Equipamento elétrico: Aplicados à fonte de energia elétrica: geradores, transformadores e baterias. ... Fixos (transformador, disjuntor), estacionários ou que não são movimentos em funcionamento (geladeira, freezer), portáteis (aspirador, enceradeira), manuais (furadeiras, ferro de passar).
Explicação: Pilhas e baterias contêm energia química que faz com que os aparelhos elétricos funcionem: controles remotos, brinquedos, celulares. A energia química da bateria é transformada em energia elétrica, que alimenta esses aparelhos.
Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha. ... Resistência elétrica: transformação de energia elétrica em energia térmica. Exemplo: a resistência que aquece a água dentro do chuveiro.
Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora. A energia térmica também constitui uma pequena parte da transformação de energia ocorrida, pois sempre há um aquecimento desses aparelhos.