Com extensão de 4.394,7 quilômetros no sentido norte-sul, o Brasil ocupa duas zonas climáticas: Zona Intertropical (entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio) e a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico).
A Terra possui zonas polares, temperadas e tropicais. A maior parte do território brasileiro fica na zona tropical (ou intertropical).
Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo terrestre , o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).
Zonas tropicais ou intertropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular, ou seja, com grande intensidade.
Atualmente vários fatores têm colaborado para as mudanças climáticas em nosso país e no mundo. A emissão de gases de efeito estufa por queima de combustíveis fósseis (dos automóveis, das indústrias, usinas termoelétricas), queimadas, desmatamento, e decomposição de lixo, vem alterando o clima em nosso planeta e causando o aquecimento global.
Aqui você pode encontrar as pesquisas do IBGE, infográficos e mapas, agregadas por município e estado.
O Mapa de Clima em escala 1:5.000.000 representa as diferentes zonas climáticas do território brasileiro agrupadas pela temperatura e umidade. Identificando também os tipos climáticos, caracterizado por tons e sobretons: quente, subquente, mesotérmico brando e mesotérmico mediano.
Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno).
O clima tropical úmido ocorre, principalmente, no litoral oriental e sul do Brasil, sendo caracterizado pela alta temperatura e o elevado teor de umidade. As temperaturas médias anuais giram em torno de 25°C e os índices pluviométricos entre 1250 mm e 2.000mm.
e) clima subtropical úmido: abrange a porção sul do país, com um clima úmido e mais frio do que os demais. A massar de ar predominante é a Tropical Atlântica, com influência de massas polares durante o inverno, de modo que o encontro dessa frente polar com frentes quentes provoca as chamadas chuvas frontais.
As zonas térmicas ou zonas climáticas da Terra são regiões do planeta, representadas no mapa através de faixas, com diferentes incidências de radiação e iluminação solar. Elas são delimitadas pelos paralelos Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical.
Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.
O clima predominante é o tropical semiúmido, com duas estações bem definidas – um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso. As temperaturas variam bastante: podem chegar a cerca de 40 °C nos meses mais quentes e 15 °C nos meses mais frios.
É dividido entre clima tropical seco – de setembro a julho – e clima tropical úmido - entre junho e outubro. As estações do ano são observadas conforme a densidade pluviométrica. A seca é o Inverno, e a chuvosa, Verão.
Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita). Em algumas áreas, as zonas climáticas podem ser interrompidas por montanhas ou oceanos. A radiação solar atinge o solo em diferentes partes da Terra com ângulos diferentes.
Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para saber mais sobre como tratamos os dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade.
As regiões polares são as regiões mais frias da Terra, situadas entre os polos e os respetivos círculos polares. Elas também são chamadas "gelo eterno". O círculo polar Norte inclui o Ártico, o que inclui o mar polar Norte.
O clima temperado predomina na maior parte dos países europeus, América do Norte, Argentina, partes da Austrália, China e Japão. É subdividido em clima temperado oceânico, clima temperado mediterrâneo e clima temperado continental.
O clima temperado pode ser encontrado nas regiões entre os trópicos e os polos. ... Clima Temperado Continental: é encontrado no interior dos continentes, com chuvas mais escassas e amplitude térmica alta, tendo um inverno rigoroso e um verão quente. Este tipo de clima ocorre nas regiões da Europa, América do Norte e Ásia.
O clima subtropical está localizado justamente na faixa temperada do globo. Sendo assim, ele ocorre na porção do território brasileiro situada abaixo do Trópico de Capricórnio.
Há três tipos de clima no país: equatorial, tropical e temperado. O clima equatorial abrange boa parte do país, englobando principalmente a região da Floresta Amazônica, onde chove quase diariamente e faz muito calor. Já o clima tropical varia de acordo com a região, mas também é quente e com chuvas menos regulares. O Sul do Brasil é a região mais fria do país. Nela predomina o clima temperado que, no inverno, pode atingir temperaturas inferiores a zero grau e ocorrer neve.
No caso de nosso país, ele é conhecido como Clima Subtropical. Isso porque está localizado na região Sul do Trópico de Capricórnio, porém mundialmente é conhecido como Temperado.
Resposta. Resposta:o. território brasileiro se encontra praticamente todo zona térmica tropical e é encontrado um pouco também na zona térmica temperada do sul,os paralelos que delimitam essa zona são trópico de capricórnio e a linha do equador.
Mais: pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará. Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
Quais linhas imaginarias cortam o territorio brasileiro
Na realidade não conseguimos ver nem o tropico de capricórnio nem a linha do equador. ... Assim como as linhas de divisão dos estados que são imaginárias e não conseguimos ver também não conseguiremos ver os trópicos, porém as linhas imaginarias estariam paralelas e tem suas funções.
O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de -23,27º.