EQST

Quais So Os Tipos De Intoxicaço?

Quais são os tipos de intoxicação?

  • > Intoxicações.
  • > Intoxicação por cogumelos.
  • > Intoxicação por medicamentos.
  • > Intoxicação por cáusticos.
  • > Intoxicação por inalação de gases e substâncias voláteis.
  • > Intoxicação por venenos de animais.
  • > Intoxicação por metais pesados.
  • > Intoxicação por arsénico e cianeto.

Quais são os mecanismos gerais de ação dos agentes tóxicos?

Os principais mecanismos de ação tóxica dos agentes nocivos são: 1) interferência com os sistemas enzimáticos (reversível, irreversível, síntese letal); 2) interferência com o transporte de oxigênio (carboxi-hemoglobina, metahemoglobina);

Qual é o mecanismo de ação do paracetamol?

Mecanismo de Ação: Paracetamol produz analgesia e antipirese por mecanismo semelhante aos salicilatos, inibindo a cicloxigenase no sistema nervoso central.

Por que o paracetamol é hepatotóxico?

O paracetamol desenvolve lesão hepática através de seu metabólito intermediário, resultante da biotransformação hepática. Normalmente, este metabólito reage com o grupamento sulfidril da glutationa e é excretado como mercapturato.

Como ocorre a metabolização do paracetamol?

Metabolismo: o paracetamol é metabolizado principalmente no fígado e envolve três principais vias: conjugação com glucoronídeo, conjugação com sulfato e oxidação através da via enzimática do sistema citocromo P450.

Como foi descoberto o paracetamol?

Histórico. Foi no final do século XIX que a acetanilida foi descoberta, de forma acidental, decorrente de um erro farmacêutico. Na Universidade de Estrasburgo (França), dois pesquisadores (Cahn e Hepp) tratavam de doentes com cargas parasitárias, administrando naftaleno a eles.

Quanto tempo leva para o paracetamol sair do organismo?

O tempo de meia vida no organismo é de cerca de 2 horas. Paracetamol é metabolizado pelo fígado, sendo que 90% é metabolizado para glucoronídeos e sulfatos, 5% é eliminado sem metabolização, e apenas 5% é oxidado para benzoquinoneimina.

Quais as vias de administração do paracetamol?

Uso oral. Os comprimidos devem ser administrados por via oral, com líquido. O paracetamol pode ser administrado independentemente das refeições. Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia.

Como devo tomar paracetamol 750?

Posologia: Adultos e crianças de 12 anos ou mais: As doses de paracetamol para adultos e crianças de 12 anos ou mais variam de 500 a 1000 mg/dose com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceder o total de 4 g em 24 horas. paracetamol 750 mg: 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia.

Como usar o paracetamol bebê?

O Paracetamol pode ser administrado independentemente das refeições.

  1. Encaixe a seringa dosadora no adaptador do frasco.
  2. Encha a seringa dosadora até o nível correspondente ao peso (kg) do bebê.
  3. Coloque vagarosamente o líquido dentro da boca do bebê, entre a gengiva e o lado interno da bochecha.

Como tomar o Paracetamol em gotas?

Adultos e crianças acima de 12 anos: 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia. A dose diária máxima de paracetamol é de 4000 mg (275 gotas) administrados em doses fracionadas, não excedendo a dose de 1000 mg/dose (55 gotas) com intervalos de 4 a 6 horas, no período de 24 horas.

Quantas gotas de paracetamol por peso?

1 gota/kg até a dosagem máxima de 35 gotas por dose. A dose recomendada de paracetamol varia de 10 a 15 mg/kg/dose, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceda 5 administrações (aproximadamente 50-75 mg/kg), em um período de 24 horas.

Quantas gotas de paracetamol por kilo?

Crianças abaixo de 12 anos: 1 gota/kg até a dosagem máxima de 35 gotas por dose. A dose recomendada de paracetamol varia de 10 a 15 mg/kg/dose, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceda 5 administrações (aproximadamente 50-75 mg/kg), em um período de 24 horas.

Pode diluir paracetamol?

Sim. Evite diluir muito. Meio copo d'água é suficiente. Para um bebê de 2 meses paracetamol em gotas deve ser diluído ou as gotas são administradas pura?

Pode tomar paracetamol com água?

O paciente pode tomar 1 a 2 comprimidos efervescentes de Paracetamol, dissolvidos em pelo menos meio copo com água (100 ml), a cada 4 ou 6 horas, conforme necessário.

O que fazer quando não consegue tomar comprimido?

Outra dica para engolir a pílula é colocá-la num pedaço de pão e engoli-la, técnica que pode ajudar muito as crianças. "Mentalmente, ela sabe que o pão é macio, não é difícil, por isso não parece tão assustador para engolir", afirma o pediatra.

Como dar remédio para quem não quer tomar?

Dicas práticas para dar os medicamentos

  1. Ofereça uma pílula por vez. ...
  2. Use copos transparentes com água, para que a pessoa veja o líquido presente ali. ...
  3. Se o doente cospe os remédios ou se recusa a tomá-los por ter dificuldades para engolir, a dica é triturar a medicação e misturar nos alimentos ou no suco.

Pode colocar remédio na comida?

Alguns medicamentos possuem algum tipo de restrição, não podendo ser ingeridos junto com alimentos, outros, ao contrário, devem, necessariamente, ser tomados concomitantemente com a alimentação. “O ideal é sempre seguir as orientações do médico ou do farmacêutico, conforme cada caso”, finaliza Pereira.

Pode colocar remédio no suco?

Tomar o medicamento acompanhado de líquidos com sabor "Isso porque algumas medicações desencadeiam reações químicas quando ingeridas com sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, que podem comprometer sua eficácia", explica a clínica geral Fernanda Galvão, da Amil, em Brasília.

Como obrigar o idoso a tomar o remédio?

6 técnicas para dar comprimido para um idoso

  1. Usar uma caixa para organizar os comprimidos. ...
  2. Triturar os comprimidos. ...
  3. Verificar a presença de efeitos adversos. ...
  4. Ter os medicamentos num local visível. ...
  5. Pedir informações sobre medicação. ...
  6. Estar atento ao prazo de validade.

Pode colocar o remédio para dissolver na água?

Dissolver e mastigar Segundo o clínico geral, pode haver perda da medicação quando ela é diluída em água e a pessoa ainda corre o risco de ficar com gosto ruim na boca.

Qual calmante dar para quem tem Alzheimer?

Benzodiazepínicos: compostos por clonazepam, lorazepam ou diazepam. Eles têm a função de controlar os ataques de ansiedade, pânico, inquietação, insônia e agitação que os pacientes com Alzheimer sofrem. Esses medicamentos agem como relaxantes musculares.

Como dar remédio à força?

Então o melhor jeito é contar com a ajuda de outra pessoa que possa segurar as mãozinhas, e você posicionar a seringa na entrada da boca de forma que o líquido entre na lateral, na parte das bochechas. Apertar levemente as bochechas abrindo um pouco a boca fará que a criança não consiga cuspir o remédio.