EQST

Quais So Os Principais Perodos Da Histria Da Filosofia?

Quais são os principais períodos da história da filosofia?

A história da filosofia costuma ser dividida em quatro grandes períodos: a Filosofia Antiga (séc. VII a.C. à V d.C.), a Filosofia Medieval (séc. V à XV), a Filosofia Moderna (séc. XVI à XVIII) e a Filosofia Contemporânea (séc.

Quais são as principais características da filosofia?

As principais características da Filosofia são: a) negação, dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.

Quais são as principais características da filosofia antiga?

A filosofia antiga visa responder os motivos e causas de todas as coisas por meio da racionalidade. Assim sendo, a filosofia antiga se opõe totalmente aos mitos e os acontecimentos metafóricos. Nesse sentido, a filosofia antiga prega o conhecimento racional nas pessoas.

Qual a diferença entre os períodos da Filosofia?

A Idade Média inicia-se com a desorganização da vida política, econômica e social do Ocidente, agora transformado num mosaico de reinos bárbaros. Filosofia Moderna: Atravessando tortuosos caminhos, o pensamento medieval não foi conclusivo. A escolástica chegou ao seu limite.

Quais são os três grandes períodos da Filosofia?

A história da filosofia na Antiguidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.

Quais são os períodos da filosofia grega?

A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.

Quais os períodos filosóficos na sequência cronológica?

Principais Escolas Filosóficas Divisão por períodos: Período Pré-Socrático - sofistas(racionalismo grego) Período Clássico - Sócrates, Platão e Aristóteles. Período helenístico - doutrinas mais importantes (estoicismo e epicurismo) Estoicismo - dividida em três períodos (cinco séculos).

O que é o período socrático?

Período socrático – final do século V e todo século IV a. C., em Atenas. Nesse período, a Filosofia passa a investigar as questões humanas, deixando de se preocupar apenas com as questões da natureza e suas transformações.

Qual a ordem dos filósofos?

Cronologia da filosofia:

Quais os dois momentos do método socrático?

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). ... Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

Como é conhecido o método socrático?

O método Socrático, também conhecido como método de Elenchus, método Elencticou debate socrático, é uma forma de diálogo argumentativo cooperativo entre indivíduos, baseado em perguntas e respostas para estimular o pensamento crítico e extrair ideias e pressupostos subjacentes.

Qual o nome dado ao método socrático?

O método socrático, que recebe o nome de maiêutica, consiste em fazer com que o próprio interlocutor, ao responder as perguntas que Sócrates faz, conclua que aquilo que julgava ser verdadeiro, na verdade, era falso.

O que é Maiêutica Segundo Sócrates?

A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.

Como funciona a maiêutica?

Maiêutica ou Método Socrático consiste numa prática filosófica desenvolvida por Sócrates onde, através de perguntas sobre determinado assunto, o interlocutor é levado a descobrir a verdade sobre algo.

Qual a acusação de Sócrates?

Diante do tribunal popular, Sócrates é acusado pelo poeta Meleto, pelo rico curtidor de peles, influente orador e político Anitos, e por Licão personagem de pouca importância. A acusação era grave: não reconhecer os deuses do Estado, introduzir novas divindades e corromper a juventude.

Qual foi o método de Sócrates?

O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... Tal técnica deve seu nome "socrático" a Sócrates, o filósofo grego do século V a.C., que teria sido o primeiro a utilizá-la.

O que é o método de análise conceitual socrático?

Bem o método de analise conceitual de Sócrates se baseia em que o próprio ser cria consciência do seu conhecimento a partir das perguntas dadas por Sócrates. Vale lembrar que Sócrates não impunha suas ideias a ninguém.

Quais são as principais características do método socrático?

As principais características do método socrático são a dialética e a ironia. A dialética, modelo de pensamento dentro do qual Sócrates construiu a sua concepção própria, a maiêutica, é aquele em que tese e antítese são postas uma perante a outra e, por meio da síntese, descobre-se algo de inédito.

Quais as características do método ironia e maiêutica?

A ironia socrática consiste em perguntar, fingindo desconhecer o assunto (= dúvida fictícia e metódica), com vistas a refutar a tese contrária e preparar a tese verdadeira. A maiêutica de Sócrates conduz o interlocutor a descobrir paulatinamente o conhecimento sobre o objeto de discussão.

Como fazer um diálogo socrático?

Numa palavra, num verdadeiro Diálogo Socrático cultivamos a nossa humanidade. – Deve começar com uma pergunta geral, clara e bem formulada (sugerida pelo grupo ou pelo moderador). – Devem ser pedidos aos participantes relatos breves de experiências pessoais relevantes para a pergunta. – O grupo escolhe um exemplo.

Quais são as principais formas de atuação do método dialético de Sócrates?

Assim, ironia e maiêutica constituíam, por excelência, as principais formas de atuação do método dialético de Sócrates, desfazendo equívocos e deslindando nuances que permitiam a introspecção e a reflexão interna, proporcionando a criação de juízos cada vez mais fundamentados no lógos ou razão.

Como funciona o método Dialetico?

O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.