EQST

Quais So Os Perigos Da Obsolescncia Programada?

Quais são os perigos da obsolescência programada?

Tal prática tem consequências devastadoras. Os consumidores são constantemente forçados a jogar fora aparelhos e peças que deixaram de funcionar e comprar novos. E a mentalidade do descarte significa mais lixo eletrônico de países industrializados se acumulando em aterros de países em desenvolvimento.

O que é a obsolescência programada e quais as consequências?

A obsolescência programada é a ação deliberada de criar, produzir e ofertar ao mercado um produto que tem um ciclo de vida útil menor do que poderia ter, no intuito de forçar os consumidores a estarem sempre adquirindo novos produtos.

Quais os perigos da obsolescência programada para o meio ambiente?

Eletroeletrônicos, assim como diversos outros bens e produtos, usam recursos do planeta para serem produzidos. E, como se não bastasse, a troca de equipamentos faz com que os “velhos” precisem ser descartados, gerando um alto volume de lixo.

Quais os efeitos da obsolescência programada no Brasil?

A Obsolescência programada é uma das grandes responsáveis pelo aumento do consumo e da geração de lixo. ... Diante disso, observou-se que produtos duráveis desfavoreciam a economia, pois reduziam o consumo.

Porque a obsolescência programada é um problema?

Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.

O que significa obsolescência programa?

A obsolescência programada, também chamada de obsolescência planejada, é uma técnica utilizada por fabricantes para forçar a compra de novos produtos, mesmo que os que você já tem estejam em perfeitas condições de funcionamento. O método consiste em produzir itens já estabelecendo o término da vida útil deles.

O que é obsolescência programada quais são seus principais impactos social e ambiental?

Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.

De quem é a culpa da obsolescência programada?

A obsolescência programada adveio com a globalização, com o aumento industrial, bem como com o crescimento populacional e seu consumismo excessivo. Seu significado surgiu no século passado, com a necessidade de reduzir a vida útil de um produto para que o consumidor o pudesse trocar com maior frequência.

O que é a obsolescência programada?

A obsolescência programada, também chamada de obsolescência planejada, é uma técnica utilizada por fabricantes para forçar a compra de novos produtos, mesmo que os que você já tem estejam em perfeitas condições de funcionamento.

O que é consumismo programado?

Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a ...

Quais impactos a obsolescência programada aliada ao consumismo podem gerar nossas vidas?

Constatou-se que a obsolescência programada efetivamente causa danos ao meio ambiente e que o desenvolvimento e o consumo sustentável, aliado à mudança comportamental por parte do consumidor, com a educação ambiental, são alternativas para a redução da produção de lixo eletrônico e da degradação do meio ambiente.

O que é obsolescência programada para que ela serve?

A obsolescência programada, também chamada de obsolescência planejada, é uma técnica utilizada por fabricantes para forçar a compra de novos produtos, mesmo que os que você já tem estejam em perfeitas condições de funcionamento.

O que é obsolescência programada explique e dê exemplo?

Obsolescência programada (ou planejada) significa reduzir a vida útil de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes. ... Os equipamentos eletrônicos são campeões da prática de obsolescência programada. Por exemplo, os computadores pessoais.

O que é obsolescência programada e dê exemplos na sua vida?

Trata-se de uma estratégia de empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite. Assim, eles se tornam ultrapassados em pouco tempo, motivando o consumidor a comprar um novo modelo. Os casos mais comuns ocorrem com eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis.

Quais os problemas que o lixo eletrônico pode trazer ao meio ambiente?

Danos derivados do lixo eletrônico Em suma, o descarte incorreto de E-lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

Quais os perigos e riscos que o lixo eletrônico causa ao homem e ao meio ambiente?

O grande problema do descarte irregular são as substâncias químicas que são liberadas no meio ambiente, alguns deles são, chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, dentre outros). Ao serem dispensados irregularmente podem provocar a contaminação do solo e da água. Em contato com o ser humano, pode provocar doenças graves.