Os leucócitos são produzidos na medula óssea, local onde a maioria também amadurece. A partir desse local, eles são levados através dos vasos sanguíneos para todo o corpo junto a outras células do sangue. O número normal de leucócitos por milímetro cúbico de sangue em uma pessoa adulta é de 4 a 10 mil.
A eritropoese é o processo de formação dos eritrócitos, que respeitadas as fases de vida do animal, ocorre no interior da medula óssea, e é controlada por um hormônio estimulante chamado eritropoetina.
In vitro, as células eritroides podem ser encontradas em colônias de multilineagem (CFU-GEMM), que incluem granulócitos, macrófagos e megacariócitos, e em colônias bipotenciais com megacariócitos (CFU-E/Mk).
A eritropoese é o processo de produção e maturação de hemácias que ocorre na medula óssea em adultos normais e no baço ou fígado em fetos ou pacientes com anemias graves.
Eritropoetina ou EPO é uma hormona de glicoproteína que controla a eritropoiese, ou a produção de células vermelhas do sangue. É uma citocina (molécula de sinalização de proteína) para eritrócitos (glóbulos vermelhos) precursores da medula óssea.