De uns anos para cá, a batata-doce ganhou o coração do mundo fitness por ser considerada mais saudável do que a inglesa, a mais tradicional.
Tem vitaminas C A batata contém pouco mais de 100% da Ingestão Diária Recomendada (IGR) de vitamina C, que ajuda o organismo a absorver ferro e formar colágeno nos vasos sanguíneos, músculos, cartilagens e ossos.
Embora até a batata possa ser consumida crua, o melhor é cozinhá-la. “Isso atenua seus fatores antinutricionais, aquelas substâncias que interferem na absorção dos nutrientes”, diz Marchiori. Comer só alimentos crus pode levar a um quadro de desnutrição, já que eles não têm tudo de que o corpo necessita.
Modo de fazer
Modo de preparo Descascar a batata e bater no liquidificador ou mixer, juntamente com o melão. Caso seja necessário, pode-se adicionar um pouquinho de água, para o suco ficar mais liquido e mais fácil de beber.
Um ótimo tratamento caseiro para combater os sintomas da esofagite é tomar o suco puro de uma batata crua. Para conseguir este suco, basta passar a batata crua no processador de alimentos ou ralar a batata e depois espremê-la até retirar todo o seu suco.
Saiba como fazer essa bebida inusitada. Se você está sofrendo com gastrite ou dores no estômago saiba que existe um remédio caseiro perfeito para isso: o suco de batata! Além de nutritivo, ele ajuda a diminuir a sensação de queimação e azia, auxiliando no tratamento de úlceras estomacais.
Mas, para usufruir melhor os benefícios do alimento, o ideal é que você consuma todas as partes da batata - a casca, em especial, é fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio e zinco, fundamentais para a saúde. Vale destacar que existem diferentes tipos de batata: inglesa, doce, baroa, yacon e por aí vai.
A batata-de-purga é muito utilizada como laxativa e purgativa no Nordeste, como depurativo do sangue e sequelas de AVC. ... A conclusão é que estes sejam os possíveis responsáveis pela atividade laxante da planta.
Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
Da batata-de-purga também se faz a tapioca ou goma. Ela é descascada e ralada para obter uma massa, que é misturada com água e depois coada num pano. Aí, a água da massa deve ser deixada em repouso, até que seu pó se assente no fundo da vasilha.
Da família dos Convolvulaceae e também conhecida como jalapa e jalapão, a raiz batata de purga é considerada uma raiz fosca por fora, carnosa e branca por dentro. Além do mais, ela possui uma grande quantidade de suco gomo resinoso que geralmente se concreta em forma de lágrimas.
BATATA PURGA - JALAPA EM PÓ - CONVOLVULUS OPERCULATA A Jalapa em Pó apresenta raízes tuberosas, grandes e é utilizada há muito tempo como remédio natural para vários males, este chá auxilia nos casos de prisão de ventre, constipação crônica e vermes, que auxiliam até no tratamento da leucorreia.
Ajuda no tratamento de problemas renais; Auxilia no tratamento de problemas nas vias urinárias, como infecção urinária; Ajuda no tratamento da hipertensão; Alivia a dor, incluindo dor nas articulações ou causada por pedra nos rins.
Cipó mil homens (Aristolochia Cymbifera) Como ela é uma das plantas medicinais com muitos benefícios da nossa flora catarinense, é usada por seus óleos essenciais, que são alcaloides, flavonoides, glicosídeos e taninos, sendo por isso, antisséptico, diurético, sedativo, digestivo e analgésico.
Para fazer o chá, é necessário apenas uma infusão simples. Para isso, coloque duas colheres de sopa do das folhas de cipó mil homens e deixe ferver por 10 minutos. Depois, é só deixar esfriar.
Planta volúvel, trepadeira. Caule com casca grossa e rugosa. Folhas pecioladas (pecíolos medindo de três a quatro centímetros), hastado-triangulares, de tamanho variável, até 11 cm de comprimento e oito cm de largura, glabras. Possuem pseudo-estípulas de dois cm, reniformes, ondeadas e recurvadas.
Suas propriedades ajudam a tratar diversas afecções, como asma, febre, problemas gástricos, má digestão, nevralgia, problemas nos rins, fígado e coração. Seus benefícios são alcançados devido sua ação diurética, sedativa, antisséptico e estomáquico.
Benefícios do barbatimão
Árvore de 4-5 m de altura. tronco de cm de diâmetro. folhas compostas, bipinadas, com 5-8 pinas, cada uma dotada de 6-8 pares de folíolos ovados e pequenos. flores creme ou quase brancas, densamente reunidas em espigas cilíndricas, dispostas sob as axilas das folhas.