Qual série que aprende log ex: log(32)? Logaritmo se aprende no primeiro ano do ensino médio.
A história da Álgebra tem seu início com o estudioso Diofante de Alexandria que viveu entre 325 d.C e 409 d.C. e suas contribuições se basearam no uso de símbolos para referenciar os cálculos matemáticos.
A origem da palavra álgebra vem como uma variação latina da palavra árabe al-jabr, que foi utilizada no livro “Hisab al-jabr w'al-muqabalah”, escrito pelo matemático árabe Mohammed ibn-Musa al Khowarizmi em Bagdá por volta do ano 825 a.C..
Frente ao objetivo supracitado desta pesquisa, constatamos que o desenvolvimento da Álgebra é marcado por três fases: retórica (ou verbal), sincopada e simbólica (ou final). Entre os principais nomes dos estudos algébricos estão Diofante (representante da segunda fase) e Descartes (representante da terceira fase).
por volta de 3500 a.C.
Leopoldo Nachbin e Mauricio Matos Peixoto, treinados nestas instituições, criaram o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 1952, e foram os primeiros matemáticos brasileiros convidados no ICM 1962 e ICM 1974, respectivamente.
Dentre os matemáticos, um dos primeiros conhecidos foi o grego Pitágoras, embora civilizações como a babilônica e a egípcia já tivessem sistemas matemáticos desde 3 mil a.C.. A geografia está no mapa desde pelo menos o século 9 a.C. – época em que os babilônicos começaram a mapear o mundo conhecido à época.
O primeiro indício do uso de equações está relacionado, aproximadamente, ao ano de 1650 a.C., no documento denominado Papiro de Rhind, adquirido por Alexander Henry Rhind, na cidade de Luxor - Egito, em 1858. ... As equações eram resolvidas com o auxílio de símbolos que expressavam o valor desconhecido.
Este texto da Índia antiga fala de um passa tempo muito popular dos matemáticos hindus da época: a solução de quebra-cabeças em competições públicas, em que um competidor propunha problemas para outro resolver. Era muito difícil a Matemática nesse período.
A equação de segundo grau é utilizada para encontrar valores reais de “X”, ou incógnita, em uma sentença matemática. A incógnita, que sempre é um número desconhecido, pode ser denominado como raízes da equação, e é a partir dos coeficientes que ela poderá ser desvendada.
A fórmula de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau cujo nome homenageia o grande matemático indiano que a demonstrou. Essa fórmula nada mais é do que um método para encontrar as raízes reais de uma equação do segundo grau fazendo uso apenas de seus coeficientes.