Os músculos tenares são capazes de vários movimentos do polegar; abdução, adução, flexão e oposição.
A musculatura tenar consiste de quatro músculos, denominados abdutor curto do polegar, adutor do polegar, flexor curto do polegar e oponente do polegar. Localizados no lado radial da palma da mão, juntos eles formam a “bola” do polegar, conhecida como eminência tenar.
Os músculos da mão são agrupados em 3 regiões: Região Palmar Lateral (Tenar) Região Palmar Medial (Hipotenar) Região Palmar Média.
A eminência hipotenar é uma porção muscular da palma da mão, logo abaixo ao dedo mínimo. Consiste num grupo de quatro músculos, que controlam os movimentos desse dedo.
Significado de Tenar substantivo masculino [Anatomia] Saliência do lado externo da palma da mão.
substantivo masculino [Anatomia] Saliência da palma da mão, próxima ao dedo mínimo.
O nervo ulnar é um dos três principais nervos que saem da coluna e vão até a mão. Anatomicamente ele corre pela porção interna do braço e passa atrás do cotovelo num sulco ósseo, atrás de uma saliência chamada de epicôndilo medial.
Ela é formada pela palma e por cinco dígitos, ou dedos — um deles, o polegar, faz movimentos em oposição aos outros quatro. Os ossos e os músculos das mãos permitem que os dedos tenham movimentos variados e muito úteis. O homem e o gorila têm mãos de formato parecido.
Estrutura. A mão divide-se geralmente em três regiões: carpo, metacarpo (os ossos da palma da mão) e falanges. O carpo é constituído por oito pequenos ossos que se articulam uns com os outros e funcionam harmonicamente. ... Os da segunda fileira, na mesma ordem, são: trapézio, trapezoide, grande osso e osso unciforme.
Significado de Mão. substantivo feminino Parte dos membros superiores do corpo humano que vai dos punhos até à extremidade dos dedos. Extremidades dos membros dos quadrúpedes; pata. Que tem posse; domínio: a herança caiu em mãos de um irresponsável.
A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
Médio — também vulgarmente conhecido como "dedo do meio", "pai-de-todos" ou "dedo maior". Anelar — ou anular, também vulgarmente conhecido como "seu-vizinho"; Mínimo — também vulgarmente conhecido como "dedinho" ou "mindinho" ou ainda "minguinho".
Quais são as principais causas de dores nas mãos? A mão humana é composta por três partes — falange, carpo e metacarpo — e são diversas as causas para uma dor nessa região. Ela pode surgir em razão de problemas reumatológicos, lesões nos nervos ou fraturas, e se originar nos ossos, músculos ou articulações.
As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados. Também se dá esta designação aos artículos dos tarsos dos insetos. Nos hominídeos, cada dedo tem três falanges, excepto o polegar e o hálux (o "dedo grande do pé"), que têm apenas duas.
Os nomes dos dedos da mão são: polegar; indicador, dedo médio; anelar e mínimo. A mão do ser humano divide-se basicamente em três partes: carpo, metacarpo e dedos.
Ossos do pé
A articulação do joelho é composta por três ossos: O osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e a patela (rótula). Quando você flexiona ou estica a perna, o osso da coxa ativa a tíbia, enquanto a patela corre ao longo da extremidade do osso da coxa.
[ Anatomia ] União de dois ossos por uma cartilagem.
Vamos relembrar… As articulações sinoviais comunicam dois ou mais ossos, sendo uma junção entre esses ossos, e assim possibilita que haja movimento entre eles, e para isso possuem alguns componentes especiais: como a cartilagem articular, a cápsula articular, os ligamentos e o líquido sinovial.
Joelho torto: valgo e varo
Qual o tratamento mais indicado para joelho valgo?
Cirurgia: a cirurgia para corrigir o valgo do joelho pode envolver crescimento guiado, no qual uma placa é inserida no joelho para corrigir o alinhamento da articulação ou osteotomia.
Estes diferentes alinhamentos são denominados joelho valgo, quando o joelho aponta para dentro e a perna para fora, formando um “X”; joelho varo, quando o joelho aponta para fora e a perna para dentro, formando um arco; ou alinhamento neutro.
O joelho valgo, também conhecido como geno valgo, é uma situação em que os joelhos estão desalinhados e voltados para dentro, encostando um no outro.
A causa mais comum de geno varo na infância é o raquitismo, seja ele por hipovitaminose, hipofosfatêmico, renal ou por falta de cálcio.