A expressão 'controle social' tem origem na sociologia. De forma geral é empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões sociais e princípios morais.
A socialização permite a relação entre o indivíduo e um grupo social que mistura normas e valores. Estes grupos são os agentes de socialização. Há vários: podem ser a família, a escola, as associações, as empresas, etc. Para a socialização primária, a família tem o papel mais importante.
Os instrumentos de controle facilitam a dis- ponibilização mais rápida da informação, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e efetiva. É necessário ter controle, metas e objetivos. ... Permitem a localização dos problemas, o controle deles e o feedback.
O currículo pode exercer controle social, a partir do momento em que ele seleciona públicos específicos para determinar funções profissionais, de forma a excluir totalmente outras categorias.
A função mobilizadora refere-se ao estímulo à participação popular na gestão pública e às contribuições para a formulação e disseminação de estratégias de informação para a sociedade sobre as políticas públicas.
Assim, realizar controle social significa exercer a democracia participativa, por meio de canais de fiscalização, para acompanhar e certificar a qualidade das políticas públicas realizadas.
Resposta. O controle social pode ser entendido como a fiscalização direta da sociedade civil nos processos de gestão da coisa pública, a apropriação pela sociedade organizada, dos meios e instrumentos de planejamento fiscalização e análise das ações e serviços de saúde.
Controle social é um dos princípios do SUS. Da necessidade da participação popular na gestão pública. Acredito que o controle social é a gestão da saúde através das pessoas que participam dos conselhos garantindo à população uma saúde com qualidade.
O controle social na saúde é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante a participação da população no processo de formulação e controle das políticas de saúde no Brasil.
O Direito tem o papel fundamental de reger a vida em sociedade, estabelecendo a organização e as condutas necessárias ao desenvolvimento coletivo. ... A lei, como norma jurídica regularmente aprovada pelos representantes do povo, exerce o papel fundamental de reger a sociedade e o Estado segundo a democracia.
15 dicas para conviver em sociedade
O dinheiro é fundamental para a circulação de mercadorias e desenvolvimento de tudo o que há numa civilização. Um ponto de vista relativo e até mesmo triste de se pensar que as pessoas só vivem "unidas" pelo dinheiro ganho, mas na verdade, sem dinheiro não sobreviveríamos a uma sociedade.
Os seres humanos são muito diferentes entre si em relação às suas características físicas, tais como sexo, altura, peso, saúde, cor do cabelo, pele, olhos, etc. Entretanto, as diferenças naturais entre os indivíduos não são suficientes para explicar as desigualdades sociais, muito embora possam influenciá-las.