Os principais autores do barroco português foram:
O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
O Arcadismo em Portugal foi um movimento ou forma literária simplificada, que fazia oposição ao Barroco, escola anterior que possuía exageros em sua constituição. Uma das frases presentes na composição do arcadismo em Portugal era “cortar o inútil”, em referência à “inutilidade” da religiosidade que o Barroco pregava.
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. ... Barroco foi um movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se difundiu para a América Latina.
Resposta. O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura. Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira.
O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. Porém, o clero ainda influenciava a economia, a política e a esfera religiosa dessa época.
Resposta. A origem é o conflito interior entre o homem carnal e as exigências espirituais da igreja. O homem barroco sentia desejos que a igreja chamava de pecado...
O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o O Borroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.